Sangue Jovem aposta na história do Santos FC e transforma a paixão pelo futebol em enredo
Por Marcela Morone em 08/02/2026 às 00:42
A relação entre a cidade, o futebol e a identidade santista foi o ponto de partida do desfile da Sangue Jovem na segunda noite do Santos Carnaval 2026. A escola levou para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz uma releitura do vitorioso enredo “Santos, maior espetáculo da terra” e exaltou as conquistas e os momentos marcantes do Santos Futebol Clube.
Os intérpretes já colocaram o público para cantar ainda no esquenta, quando fizeram a passarela ecoar o famoso “nascer, viver e no Santos morrer”. A agremiação entrou na avenida construindo uma narrativa que transformou a trajetória do clube em espetáculo carnavalesco. A comissão de frente, intitulada “Louros da vitória”, abriu o desfile destacando a ideia de glória e superação associada ao Peixe.

O carro abre-alas apresentou uma representação simbólica das “deusas da bola”, com “anjos” que abençoavam a bola nos pés dos jogadores e reforçou a dimensão quase mítica atribuída ao clube alvinegro. Na alegoria, marcaram presença os ídolos santistas Lalá, Abel e Manoel Maria.
A musa da bateria Ivina Santos chegou emocionada à dispersão e contou ao Santa Portal que teve a oportunidade de desfilar após participar da confecção das fantasias. “Esse ano a gente veio com muita garra, muita luta. Quando eu cheguei, a escola já estava formada e eu estava ajudando na produção das fantasias. Esse ano a emoção foi muito maior do que nos outros anos porque também fiz parte da produção”, disse. Ela contou, ainda, que sua família também pôde participar do dia a dia da escola.

As alas deram sequência ao enredo ao homenagear a torcida, os momentos históricos vividos pelo clube, a paralisação da cidade em dias decisivos, as transmissões de rádio e os ídolos que marcaram gerações. A escola também relembrou a Guerra do Biafra, da Nigéria, quando o povo do país parou o confronto para ver o Santos de Pelé jogar.
Rebaixada no carnaval do ano passado, a Sangue Jovem levou para a avenida um desfile marcado pela tentativa de reafirmação e pela luta para retornar ao Grupo Especial. A Sangue Jovem tem um título na elite do carnaval santista, conquistado em 2006 também com uma homenagem ao Santos.

O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.