Menino guerreiro vira enredo e marca o retorno da Padre Paulo à elite

Por Rodrigo Cirilo em 08/02/2026 às 01:55

Crédito: Noah Taiki
Crédito: Noah Taiki

A Mocidade Independente do Padre Paulo desfilou na madrugada deste domingo (8), na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, com o enredo Guerreiro Menino e a Jornada ao Eldorado Social. A apresentação foi uma homenagem em vida ao santista Alex Tadeu Alves Rosa, referência em projetos sociais e esportivos voltados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em Santos. O homenageado foi destaque do terceiro carro alegórico.

Inspirado em uma travessia espiritual e comunitária, o enredo contou a trajetória de Alex desde a infância no BNH até a consolidação de um trabalho reconhecido pelo uso do esporte, da cultura e da educação como ferramentas de transformação social.

Padre Paulo - Carnaval de Santos - 2026 - Noah Taiki
Crédito: Noah Taiki

“Menino Guerreiro” da Padre Paulo tem histórico social forte

Emocionado, Alex destacou o significado da homenagem. “A emoção é indescritível ser homenageado em vida. O menino que veio da comunidade, estudante de escola pública, preto, filho de portuário e professor de educação física tendo a vida retratada na Passarela Dráuzio da Cruz. Só agradeço a Deus”, afirmou.

A narrativa dialogou com a própria origem da escola, fundada em 1972 pelo Padre Paulo Horneaux de Moura a partir de um grêmio voltado à juventude da comunidade.

A comissão de frente trouxe o menino guerreiro ancorado na ancestralidade africana e na espiritualidade, com referências à Umbanda. O carro abre-alas, “Força do Guerreiro Africano”, destacou a águia da escola, atabaques e símbolos de resistência.

Padre Paulo - Carnaval de Santos - 2026 - Noah Taiki
Crédito: Noah Taiki

A primeira-dama Iracema Montebello foi a primeira a cruzar a avenida pela Padre Paulo na elite após nove anos fora do Grupo Especial. “É uma grande emoção estar aqui. Só quem vive o Carnaval sabe o quanto é difícil. Agora é torcer para que a gente faça um bom desfile e se mantenha na elite”, disse emocionada.

Os projetos sociais do homenageado ganharam destaque no segundo carro alegórico, com referências ao basquete, futebol, skate e dança. Alas como “Transformando Vidas” e “Reversão Social” mostraram o impacto dessas iniciativas na ampliação de oportunidades. Alex é fundador da União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (Uacep).

Padre Paulo - Carnaval de Santos - 2026 - Noah Taiki
Crédito: Noah Taiki

O encerramento apresentou o Eldorado Social como um ideal coletivo. A terceira alegoria retratou as periferias como territórios de riqueza humana, com Alex como destaque central, em fantasia dourada.

“Que possamos trabalhar ainda mais e proporcionar um futuro brilhante pras crianças. Que possamos ser exemplo”, afirmou o homenageado.

Padre Paulo - Carnaval de Santos - 2026 - Noah Taiki
Crédito: Noah Taiki

Tradição que se renova

De volta à elite após conquistar o título da divisão inferior, a Padre Paulo reafirmou sua força no Santos Carnaval. Quinta maior campeã da história, com sete títulos, a escola encerrou o desfile 1,2 mil componentes, 14 alas e três alegorias com 50 minutos, dentro do limite.

O último desfile da Águia do Estuário na elite foi em 2017, com o enredo N’Gola da dança à herança de uma grande nação. De lá pra cá foram seis carnavais no Grupo de Acesso.

O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.