Dragões do Castelo brinca com o misticismo popular e ironiza o mau-olhado na avenida
Por Marcela Morone em 07/02/2026 às 22:39
Debaixo de uma chuva fina, superstições, crenças populares e proteção espiritual foram o fio condutor do desfile da Dragões do Castelo na segunda noite do Santos Carnaval 2026. Segundo escola do Grupo de Acesso a desfilar, a agremiação levou para a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz o enredo “Não adianta mandinga, muito menos olho gordo… Dragões do Castelo olha nós aí de novo!“.
Caçula do carnaval santista, a escola da Zona Noroeste construiu uma narrativa que transitou entre o humor e a tradição. A comissão de frente ironizou o mau-olhado e o olho gordo, com a entrada em cena do personagem Zeca Pimenteira, que interagiu com o personagem Seu Francisco.

O carro abre-alas, “As forças de proteção”, reuniu elementos associados à defesa espiritual contra energias negativas, como espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode e arruda. Ao longo do desfile, as alas aprofundaram o tema ao apresentar símbolos como crucifixos, terços, trevo de quatro folhas, medalhas e moedas ligadas à proteção dos cangaceiros, além da mão de Fátima, figas de guiné e pedras preciosas.
O segundo carro alegórico trouxe a figura de Xangô como padroeiro. A escola também contextualizou a origem do termo “mandinga”, ligado a povos da África Ocidental e às práticas culturais trazidas ao Brasil durante o período da escravidão.

À frente da bateria, a rainha mirim Alana Isabel chamou atenção ao entrar na passarela descalça, sem o típico salto alto. A princípio, a especulação era de que o sapato teria quebrado antes do desfile, mas os pés descalços faziam parte do enredo. “Como a Dragões veio representando patuás e mandingas, esse ano eu vim representando o olho gordo, então estar descalça faz parte da fantasia,” afirmou.

A escola da Zona Noroeste busca o título inédito do Grupo de Acesso. O último ano em que esteve na elite do carnaval santista foi em 2009, quando apresentou o enredo “A Era do Vinho!”. Em 2024, bateu na trave e ficou em segundo lugar, com uma homenagem a Daniel Feijoada.
O Carnaval 2026, com transmissão multiplataforma do Sistema Santa Cecília de Comunicação, tem o patrocínio do Grupo Yamam, Pedra Baiana (Aparecida) e Sabesp. O apoio da Piso Lessa e Praiamar Shopping.