Imóvel do teatro Procópio Ferreira segue em pé, ao contrário de foto nas redes
Por Folhapress em 24/01/2026 às 18:51
O Teatro Procópio Ferreira, tradicional casa de espetáculos na rua Augusta, em São Paulo, teve a sua fachada retirada. Onde antes havia o nome do espaço agora há apenas uma espécie de tapume preto.
Circula nas redes sociais de personalidades do meio artístico uma imagem em que se vê uma máquina demolindo o teatro, mas ela é falsa. A construção segue de pé. O diretor de cinema Kleber Mendonça Filho, de “O Agente Secreto”, publicou a imagem neste sábado, mas minutos depois apagou o post. A mesma fotografia foi publicada pelo ator Miguel Falabella.
Embora não haja aviso sobre a suspensão das atividades do teatro em sua conta no Instagram, a última publicação na rede social do espaço é de 35 semanas atrás, da peça “Uma Ideia Genial”, com Cassio Gabus Mendes e Suzy Rêgo. O espaço está fechado desde o ano passado.
Como a Folha noticiou abril do ano passado, o teatro, que existe há 77 anos, pode ser demolido para o pagamento de uma dívida de Paulo Maluf com a Prefeitura de São Paulo. O espaço está dentro de um conjunto de imóveis localizados em uma mesma quadra e que pertencem à família do ex-prefeito da capital paulista. Maluf detém 25% do local.
Segundo fontes próximas ao negócio, os herdeiros tiveram conversas com uma incorporadora que tem interesse na compra de todos os lotes para erguer prédios.
Maluf não é o único interessado na venda, segundo interlocutores da família. Os donos dos outros três quartos dos imóveis também gostariam de se desfazer dos ativos.
O edifício foi construído em 1948 e homenageia o dramaturgo João Álvaro de Jesus Quental Ferreira, conhecido como Procópio Ferreira. Foi cenário do programa humorístico “Sai de Baixo”, da Globo, durante seis anos, e já recebeu peças como “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” e “O Mistério de Irma Vap”.