Furto de fiação elétrica recém-reconstituída em escola de Mongaguá pode adiar volta às aulas

Por Santa Portal em 29/01/2026 às 20:00

Divulgação/Prefeitura de Mongaguá
Divulgação/Prefeitura de Mongaguá

A escola municipal Claudia Maria Andrella, localizada no bairro Agenor de Campos, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, foi novamente alvo de furto na madrugada desta quinta-feira (29). Indivíduos invadiram a unidade e removeram a fiação elétrica, que havia sido reconstituída há poucas semanas após ocorrência semelhante, e as bombas de recalque e torneiras, deixando a escola também sem água.

De acordo com a administração municipal, a ação criminosa desta vez foi mais abrangente e demandará reparos estruturais mais complexos. Em razão disso, há risco de comprometimento do início do ano letivo na escola, previsto para o próximo dia 9 de fevereiro.

A Secretaria de Obras Públicas (Seop), que vem executando serviços de manutenção e adequação nas unidades escolares para o retorno das aulas, está contabilizando os prejuízos aos cofres públicos e organizando uma força-tarefa para priorizar o atendimento à escola.

Inicialmente, os danos identificados se concentram na fiação elétrica e na rede de água. No entanto, será realizada uma vistoria técnica completa em toda a unidade, especialmente na cobertura do prédio, por onde os infratores teriam acessado a escola. O Santa Portal procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP), entretanto, não recebeu um retorno até o fechamento desta matéria.

A prefeitura afirma que a situação é tratada com seriedade. A administração mantém esforços contínuos para evitar esse tipo de ocorrência. Mas reforça que a colaboração da população é fundamental. Ao observarem atitudes suspeitas, os munícipes devem acionar a Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 180, ou a Guarda Civil Municipal (GCM), pelos telefones 153 e (13) 3448-1110 ou Whatsapp (13) 99646-5230.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.