Marinha e Porto de Santos preparam implantação de sistema de monitoração de embarcações
Por Santa Portal em 04/06/2025 às 06:00

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil formalizaram, nesta terça-feira (2), um Acordo de Cooperação Técnica para implementação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) na Ilha da Moela, em Guarujá.
O acordo autoriza a APS a instalar equipamentos de última geração na Ilha da Moela – área administrada pela Marinha – que incluem radar marítimo, estação meteorológica, câmeras eletro-ópticas e antenas, consolidando uma das quatro estações do VTMIS que monitorará toda a área do Porto Organizado.
As demais unidades estarão no topo da Serra do Mar, no Morro do Tejereba (Guarujá) e na Ilha Barnabé (Santos), garantindo cobertura integral do canal e áreas de fundeio.
Inteligência de dados e integração operacional
“O VTMIS não apenas eleva a segurança, mas cria uma nova era de integração entre os órgãos fiscalizadores. Iremos operar uma sala de situação na sede da APS, reunindo praticagem, Receita Federal, Polícia Federal, Capitania dos Portos e outros atores, com dados compartilhados em tempo real. Isso significa eficiência nas operações portuárias e no combate a ilícitos”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini.
Sustentabilidade e inovação
Segundo a APS, todas as estações do VTMIS funcionarão com energia solar fotovoltaica. O VTMIS é uma plataforma que monitora em tempo real o movimento de navios em águas portuárias, combinando radares marítimos, câmeras eletro-ópticas de alta definição, estações meteorológicas e sistemas de comunicação.
No Porto de Santos, o VTMIS atuará como um centro de inteligência de dados, fornecendo às autoridades portuárias e à Marinha informações integradas sobre posicionamento de embarcações, condições climáticas, rotas de navegação e potenciais riscos.
Sua operação permite desde a otimização do tráfego aquaviário até ações preditivas contra ilícitos, ampliando a segurança e a eficiência operacional em toda a região.
O edital para a instalação do sistema será lançado ainda em 2025, marcando o início das obras de instalação, aguardadas há uma década pela comunidade portuária.