Nova rodada de demissões na Microsoft corta 9.000 funcionários e cancela games
Por Folha Press em 02/07/2025 às 19:19

A Microsoft informou nesta quarta-feira (2) que demitirá 4% de seus funcionários em todo o mundo, cerca de 9.000 pessoas.
O corte ocorre dois meses após a gigante de tecnologia ter demitido 6.000 trabalhadores em maio. Não há informação se o Brasil será impactado pela medida.
“Continuamos implementando as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa e suas equipes para o sucesso em um mercado dinâmico”, disse um porta-voz da companhia.
De acordo com a Bloomberg, o corte afetará todas as equipes, regiões e períodos de trabalho. A redução inclui a divisão de jogos Xbox, com centenas de funcionários afetados, o que levou ao cancelamento de alguns títulos em desenvolvimento, como “Everwild”.
A divisão King, do game “Candy Crush“, terá cerca de 200 funcionários demitidos, o que representa 10% da equipe sediada em Estolcomo. Outros escritórios europeus, como a ZaniMax, também passaram por cortes nesta quarta, segundo interlocutores, enquanto o estúdio The Initiative, que desenvolvia “Perfect Dark” foi desligado.
Em email aos funcionários, o chefe do Xbox Game Studios Matt Boody disse que as mudanças “refletem um esforço amplo para ajustar prioridades e centralizar recursos para construir nossas equipes para um maior sucesso em uma indústria em transformação”.
Já o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, disse em email interno obtido pela Bloomberg que “vai seguir o movimento da Microsoft de remover camadas de gerência para aumentar a agilidade e a eficiência”.
A demissão de 9.000 funcionários em toda a Microsoft é a segunda onda de layoffs deste ano e a quarta desde o início do ano passado.
Só a divisão de games da empresa tinha cerca de 20 mil empregados em janeiro de 2024, e está sob pressão para aumentar as margens da Microsoft desde a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões em outubro de 2023.