Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Deslizamento, vazamento em shopping e crateras: veja reflexos do temporal que atingiu a região

Por Santa Portal em 20/04/2025 às 12:00

Divulgação/Defesa Civil
Divulgação/Defesa Civil

O temporal que atingiu a Baixada Santista na noite deste sábado (19) causou diversos transtornos nas cidades da região. Além de alagamentos, crateras se abriram em vias de Santos e São Vicente, além de um deslizamento de terra no Morro do Bil, em Guarujá, que fez com que o local precisasse ser evacuado.

Guarujá

Em Guarujá, cidade da região mais afetada pelo temporal de sábado, a Prefeitura informa que a área leste do município foi a mais afetada, tendo diversos pontos de alagamento. No Morro Sorocotuba (Morro do Bil), houve um chamado para deslizamento de terra, onde uma área que já estava previamente interditada foi atingida. Equipes da Defesa Civil Municipal compareceram ao local e prestaram apoio aos munícipes afetados. Ao todo, 17 pessoas deixaram suas moradias e foram encaminhadas para o abrigo municipal na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, localizado na Avenida Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica.

Na Rua Colômbia, no Morro da Vila Baiana, houve um deslizamento de terra e nove famílias ficaram desalojadas preventivamente, sendo encaminhadas para as casas de parentes. Foi emitido o alerta Cell Broadcast no modo Extremo para a região, bem como recomendado o acionamento do Sistema de Alarme Remoto (SISAR).

A Defesa Civil do Estado destaca que ofertou apoio e materiais de ajuda humanitária onde o ente municipal informou que contabilizará os danos e se necessário, formalizará o pedido. Equipes permanecem em campo realizando vistoria nas áreas atingidas e prestando apoio aos munícipes afetados.

Santos

Já em Santos, a chuva causou alagamento até mesmo em um shopping, no bairro Aparecida. Procurado pelo Santa Portal, o Praiamar Shopping informa que devido as fortes chuvas deste sábado, uma cúpula acabou sofrendo infiltração o que ocasionou um vazamento. A área foi imediatamente isolada e as equipes já estão atuando para minimizar os transtornos devidos as condições climáticas.

De acordo com a Prefeitura, o grande volume de chuva causou a queda de uma pedra de grande porte na subida do Morro do Marapé, de um muro no Morro do Fontana.

Já na Avenida Nossa Senhora do Monte Serrat, no Morro São Bento, houve o deslizamento de talude (terreno inclinado) na via. Na subida do Morro do Marapé, uma pedra de grande porte deslizou na Rua Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, próximo ao número 20.

A Defesa Civil destaca que não houve vítima e nenhuma residência precisou ser interditada.

As fortes chuvas também provocaram quedas de árvores em ruas dos bairros Boqueirão e Aparecida, onde um prédio ficou alagado. Na Ponta da Praia, na Rua Carlos de Campos, um veículo ficou preso em um buraco. O carro já foi removido do local.

Na Rua Pirajá da Silva, 117, com a queda de uma árvore, a CET-Santos teve de isolar a via, com dois cavaletes, na esquina da Rua Jurubatuba, e acionou a empresa de energia elétrica, devido à fiação energizada.

Na Rua Conselheiro Lafaiete, no Embaré, uma obra de escavação no subsolo de um edifício ficou comprometida com a força das chuvas. Equipes da Defesa Civil estão na manhã deste domingo (20) avaliando a estrutura da edificação.

Calçadas de ruas do Embaré e do Gonzaga apresentaram problemas (buracos). Na Rua Carlos Affonseca, uma cratera se abriu, por causa do temporal, em frente a uma panificadora da região.


Foto: Reprodução/Redes Sociais

São Vicente

Em São Vicente, após uma chuva de forte intensidade, na Avenida Marechal Deodoro, cruzamento com Rua Pero Lopes de Souza – Ed. Solaris, o asfalto cedeu e colocou em risco a estrutura de um edifício ao lado, onde a Defesa Civil Municipal está avaliando a necessidade de evacuação preventiva do prédio. Não houve registro de vítima.

Equipes da Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros e Técnicos da Prefeitura estão pelo local realizando vistoria nesse momento. Não há necessidade de evacuação do prédio no momento, mas as equipes estão no local avaliando a situação. A Defesa Civil juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) farão uma vistoria técnica no local.

Outras cidades da região:

Bertioga

A Defesa Civil de Bertioga informa que, apesar das fortes chuvas registradas nas últimas 24h em Bertioga e na Baixada Santista, não houve nenhuma solicitação de atendimento. O acumulado pluviométrico no período foi de 114,31 mm.

Itanhaém

De acordo com a Prefeitura, a pluviometria indica que choveu 29,66 mm nas últimas 24 horas no município. Apesar disso, a Cidade não registrou ocorrências decorrentes do temporal. No entanto, Itanhaém está em estado de observação.

Peruíbe

Por volta das 16h10 de 19ABR25, houve o desabamento da laje de 1 (uma) residência. Pela Rua Andrei da Silva Conceição, 465 – Jardim dos Prados, a estrutura de uma laje teria colapsado e atingido 1 (um) morador que ficou sob os escombros. Não chovia no momento da ocorrência. As equipes do Corpo de Bombeiros (CB) foram acionados para realizarem o resgate da vítima que foi retirada dos escombros, infelizmente em óbito. O local do desabamento da laje fica na parte externa da moradia e não houve necessidade de interdição do imóvel. O local foi deixado em segurança.

loading...