14ª edição da Ação do Coração será realizada neste domingo em Santos

Por Santa Portal em 03/08/2025 às 07:00

Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Arquivo Prefeitura de Santos

A 14° edição da Ação do Coração será realizada neste domingo (3), a partir das 12h na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos, no litoral de São Paulo. A campanha conhecida pela tradicional distribuição de corações confeccionados em tecido, com o objetivo de arrecadar alimentos, brinquedos e roupas, terá programação gratuita extensa com atrações musicais, equipamentos de lazer e serviços de cuidados com a saúde. 

A iniciativa é da Associação Eduardo Furkini, com o apoio da Prefeitura de Santos. Neste ano, o tema é ‘Cuidar com amor’, reforçando o ato de cuidar.

“Em 2025, a Ação do Coração quer despertar no público a consciência quanto ao poder transformador que envolve o ato de cuidar, reforçando que ações solidárias e de espiritualidade também são importantes indicadores de qualidade de vida, tanto quanto a atividade física”, resume o ator e arte-educador Alexandre Camilo, idealizador e organizador do evento.

Além de toda programação de lazer, a data contará com serviços de cuidados com testes de hepatite, HIV e ITB (Índice Tornozelo Braquial – exame que compara a pressão arterial do tornozelo com a do braço), vacinação, equoterapia, cuidados odontológicos com dentistas da “Turma do Bem”, e a “Escuta do Coração”, com apoio de psicólogos e hipnoterapeutas.

Os bichinhos também terão sua atenção especial na ‘Rua Pets’, que oferecerá vacinação, agendamento para castração e cuidados básicos, além de uma feira de adoção, com apoio da Codevida.

Desde o lançamento da campanha deste ano, em abril, milhares de corações em tecido foram confeccionados por grupos de voluntários em oficinas de artesanato realizadas na Baixada Santista, Vale do Ribeira e em diversas regiões do País.

A tradicional distribuição dos corações na Praça Mauá terá início às 13h e será documentada para que a campanha esteja incluída na próxima edição do Guiness World Records (antigo Guinness Book Of Records), como a maior mobilização do mundo na confecção de corações em tecido.

A campanha foi criada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini (1973-2011). Após terem presenciado juntos uma ação semelhante em uma viagem à Europa, eles projetarem realizá-la no Brasil. Ocorre anualmente desde 2011 e conta com um dia oficial intitulado ‘’Dia da Ação do Coração” integrando o Calendário Oficial de Santos desde 2012, sendo celebrado em 2 de agosto.

Em 13 edições, já reuniu 269 mil pessoas e distribuiu mais de 1,3 milhão de corações confeccionados pelos voluntários, além de mais de 325 toneladas de alimentos, 81 mil brinquedos e 561 mil peças de roupas. Desde 2020 o aplicativo oficial também recebe doações.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.