Festas de fim de ano: especialista dá dicas de como cuidar da saúde durante o período
Por Santa Portal em 14/12/2025 às 13:00
Com a chegada das comemorações de fim de ano, pode ser difícil seguir hábitos saudáveis. Mesmo diante de tantos compromissos, é preciso manter a alimentação balanceada, o descanso e a hidratação em dia para não sobrecarregar a saúde.
O médico clínico geral Marcelo Bechara, especialista em longevidade, afirma que o segredo está no equilíbrio entre corpo e mente. “É preciso entender que comemorar faz parte e que todos devem aproveitar, mas, em excesso, a comemoração pode virar um problema”.
A principal dificuldade geralmente envolve manter uma alimentação saudável ao longo do mês, já que, além das festas de Natal e Ano Novo, dezembro geralmente conta com confraternizações entre amigos e colegas de trabalho, férias escolares e recessos de fim de ano. Ainda segundo Bechara, é preciso introduzir alimentos ricos em nutrientes e fibras durante as comemorações e evitar pular refeições antes de grandes eventos, para impedir o consumo exagerado em um único período.
Além da alimentação, a hidratação deve ser mantida na rotina com rigor, principalmente se houver ingestão de bebidas alcoólicas no período. “O álcool causa desidratação porque é diurético, ou seja, aumenta a produção de urina e a eliminação de fluidos do corpo. Isso leva à perda de líquidos e eletrólitos essenciais, causando sintomas como sede, boca seca, dor de cabeça e mal-estar, que podem piorar durante a ressaca”.
Para saber quantos litros de água tomar, o especialista indica multiplicar o peso em quilos por 35 ml. Essa quantidade pode precisar ser ajustada com base em fatores como atividade física, clima e estado de saúde.
E, falando em hábitos saudáveis durante o fim de ano, o descanso também deve ser levado em consideração. Dormir bem é essencial para viver com qualidade e não sobrecarregar o corpo e a mente, já que a falta de descanso pode afetar a capacidade de concentração, o humor e até o sistema imunológico.
Aliando essas recomendações à prática de exercícios físicos e a check-ups regulares com um médico, as épocas festivas podem ser aproveitadas da melhor forma, sem surpresas indesejadas quando se trata de saúde. “É possível aproveitar melhor esses momentos e o início do ano com mais energia e disposição para desfrutar a vida”, finaliza o especialista