Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Sambista da Baixada Santista compõe música interpretada por Mauro Diniz, 'O Xis da Questão'

Por Anna Clara Morais em 22/06/2025 às 07:00

Ricardo Peres à esquerda e Mauro Diniz à direita
Ricardo Peres à esquerda e Mauro Diniz à direita

“Um encaixe quase perfeito”. É assim que Ricardo Peres descreve sua nova obra interpretada pelo sambista Mauro Diniz, a música O Xis da Questão

Ricardo Peres, o idealizador da canção e importante figura do Carnaval santista, é cantor, compositor e integrante do Grupo Tempero. Iniciou sua trajetória musical na bateria da escola de samba de Santos União Imperial, como compositor, intérprete e diretor de harmonia, se destacando como o único a participar de todos os desfiles oficiais desde sua fundação, em 1977.

O sambista coleciona mais de 700 músicas compostas e, agora, busca emplacar mais um sucesso para a lista. “Uma música é como se fosse um filho para o compositor. As expectativas são sempre as melhores, torço para que o público também abrace-a e ela se torne um grande sucesso”, conta. 

Para a nova melodia, em especial, o público pode esperar uma reflexão sobre a vida combinada com uma mensagem otimista sobre as pedras encontradas pelo caminho. 

O Xis da Questão tem como inspiração a vida e o aprendizado do dia a dia. Ela mostra que as adversidades são o que trazem crescimento, o que está muito bem demonstrado no refrão final, que diz: A dor nos ensina a vencer. Muitas vezes reclamamos das dificuldades, mas são elas o grande trampolim para as vitórias”, explica o compositor. 

Peres conta que a parceria com Diniz não foi proposital, mas a combinação se tornou tão impecável, que não poderia ter sido outra pessoa. 

“A música não foi feita especificamente para o Mauro Diniz, mas é inegável que o estilo dela encaixa muito bem com a maneira suave e elegante dele de cantar. Sua voz de timbre aveludado faz com que todos prestem ainda mais atenção aos detalhes da obra, até pelo fato de que foi ele quem fez o arranjo da canção”.

O símbolo do Carnaval local relata, ainda, a importância da obra para o cenário musical da Baixada Santista. “Ter uma pessoa como Mauro Diniz cantando uma música de minha autoria é um prazer inexplicável. Ele é um dos ícones do samba e, além de excelente cantor, é um compositor de primeira linha. Para os compositores da Baixada Santista é essencial perceber que quando compomos uma obra, ela não tem limites e a minha música estar sendo cantada por um ícone respeitado no Brasil inteiro é a prova disso”.

Mauro Diniz é cavaquinista profissional, nascido no berço do samba carioca, foi guiado pela Velha Guarda da Portela e por seu ídolo e pai, conhecido como o “Monarco Extraordinário da Portela”. Atualmente, é um dos cavaquinistas mais elogiados do país e ao longo da carreira, desenvolveu seu próprio estilo, que já contribui para a história do samba. 

A nova música, que surgiu para Diniz apenas com a proposta de arranjar, encantou o cantor, que decidiu gravar a canção. 

“Quando o Ricardo mandou a música para eu arranjar, ouvi a música, gostei, achei bonita, interessante e ele me convidou. Topei gravar porque achei uma letra muito inteligente, uma poesia com um conteúdo muito forte de reflexão. Geralmente eu me prendo mais na melodia, mas dessa vez eu me prendi na letra. É uma melodia simples, mas que toca no profundo ”, conta o cantor. 

Segundo o cavaquinista, além de tudo, a obra representa o talento dos músicos caiçaras, considerando a Baixada Santista como um celeiro de grandes personalidades.

“A Baixada Santista é um reduto de pessoas bambas. Berço de músicos, compositores e autores de escola de samba. O Ricardo, principalmente, é um especialista em fazer sambas, altamente sensível na maneira dele de compor”, pontua.

Respeito e amizade selam a canção que promete ser um sucesso. A reflexão do Xis da Questão é o espelho da parceria entre o cantor e o compositor.

“O Ricardo Peres é, primeiramente, um amigo de muitos anos. Entre nós, existe uma reciprocidade muito grande em questão de respeito”.

Para quem ficou curioso e ficou com vontade de ouvir qual é O Xis da Questão (clique aqui), a música está disponível em mais de 30 plataformas digitais e nos perfis das redes sociais do Mauro Diniz e do Ricardo Peres. 


loading...