Morre Valentino Garavani, um dos grandes nomes da moda italiana, aos 93 anos
Por Folhapress em 19/01/2026 às 18:30
Morreu nesta segunda-feira (19), aos 93 anos, Valentino Garavani, um dos maiores nomes da alta costura italiana. A informação foi divulgada pela fundação que administrava com o empresário Giancarlo Giammetti, com quem criou a grife que leva seu nome.
“Valentino Garavani morreu hoje, com serenidade, em sua residência em Roma, cercado pelo afeto de seus entes queridos”, diz o comunicado enviado à imprensa. Detalhes sobre a causa da morte não foram informados.
Valentino era considerado o último grande nome da moda do século 20 ainda vivo, “o último imperador”, como um documentário homônimo de 2008 o chamou. Ele estava aposentado desde 2008.
O velório do estilista está marcado para esta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, na Piazza Mignanelli, na capital italiana. O funeral acontece na sexta-feira (23), na Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, na mesma cidade.
Valentino firmou seu nome na indústria a partir da década de 1950, vestindo algumas das mulheres mais célebres da cultura, da política, da realeza e das passarelas. Sua grife homônima foi fundada em 1959.
Desde então, vestiu alguns dos maiores ícones fashion da segunda metade do século passado, como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Gisele Bündchen, Naomi Campbell e Jackie Kennedy, ex-primeira-dama que recorreu ao italiano para o vestido de noiva de seu segundo casamento, com Aristotle Onassis.
Entre os looks que se tornaram marcos da cultura pop estão aqueles usados por Gwyneth Paltrow e Julia Roberts nas cerimônias em que as atrizes venceram suas estatuetas do Oscar.