Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

26/03/2015

Secretário de Saúde afirma que casos de dengue devem aumentar em Santos

Por Gilda Lima/Colaboradora em 26/03/2015 às 16:22

SANTOS – “Estado de alerta”. Esta é a categoria em que a cidade de Santos (SP) se encaixa atualmente quanto ao número registrado de casos de dengue nos primeiros três meses do ano. Os critérios para a classificação são do Ministério da Saúde.Em entrevista ao #Santaportal, o secretario de saúde de Santos, Marcos Calvo, falou sobre os casos de dengue, sobre as expectativas do avanço da epidemia para as próximas semanas e medidas de prevenção que estão sendo tomadas pela Prefeitura para combater o aumento do número de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SMS) já confirmou 105 casos de dengue na Cidade. De acordo com as informações divulgadas, 18 bairros e cerca de 28.230 imóveis já foram vistoriados por agentes de controles de vetores em mutirão de prevenção à dengue. “Quando a gente compara a cidade de Santos com a maior parte das cidades do estado de São Paulo, a gente percebe que o resto do Estado tem muito mais casos. O estado de São Paulo tem cerca de 190 mil casos e, na cidade de Santos, nós não chegamos a 300 casos. Ainda temos um número relativamente baixo”, explicou Marcos Calvos.

A expectativa é que essa conta aumente devido às chuvas recorrentes no final do mês de março e início de abril, informações divulgadas por Marcos Calvo.

Ele disse ainda que a situação é esperada e medidas estão sendo tomadas. “Nós estamos em estado de alerta, o estado de emergência vai acontecer quando nós atingirmos 433 casos, que são 100 casos a cada 100 mil habitantes e isso deve acontecer nas próximas semanas. Por isso que a gente intensifica esse recado para a população ajudar contra os mosquitos. E, do nosso lado, evidentemente, ajudar as nossas equipes a estarem mais atentas e cuidar dos pacientes que tem os sintomas de dengue”, finalizou.

O secretário Marcos Calvo esteve no Sistema Santa Cecília de Comunicação na manhã de quarta-feira (26) para participar do Jornal Enfoque, apresentado pelo jornalista e professor da Unisanta, Francisco La Scala Júnior, e que contou com a presença do também jornalista e editor do #Santaportal, Juan Reol. Em seguida o representante do governo municipal conversou com a equipe do portal.

Casos de dengue
De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde no na quarta-feira (12), a Baixada Santista já registrou 1.303 suspeitas de dengue em 2015. Itanhaém é a cidade que atualmente tevemais notificações (431). Em São Vicente é o único listada na categoria “risco de surto de dengue”.

A pesquisa foi feita com base em 1.844 cidades que se dispuseram a participar da coleta. O segundo município com mais suspeitas na região, Santos registrou 360 e está na categoria alerta. Praia Grande (148), Guarujá (143), São Vicente (122) e Cubatão (99) vêm depois. Itanhaém e Praia Grande estão listados como “satisfatórios”, enquanto Guarujá e Cubatão estão em “alerta”. Mongaguá, Peruíbe e Bertioga não constam no estudo.

loading...