ModalGR, de tecnologia portuária, anuncia rebranding como Mosten e expande soluções
Por Santa Portal em 16/04/2025 às 17:50

A empresa santista de tecnologia ModalGR, fundada em 2015 com foco em soluções portuárias e logísticas pelos sócios Danilo Abbondanza e Luiz Simões, anuncia seu rebranding nesta quarta-feira (16). A empresa passa a se chamar Mosten, que remete à ideia de excelência. O nome deriva da palavra “most”, que significa “o maior” em inglês e vem acompanhado de um novo posicionamento no mercado, agora ampliando o desenvolvimento de soluções em tecnologia cada vez mais personalizadas e inovadoras. O foco é oferecer ferramentas sob medida para melhorar a eficiência de gestão das empresas de maneira ágil e segura tanto no país, quanto em suas operações no exterior.
O anúncio oficial para clientes e parceiros ocorreu em um evento na noite de terça (15). Segundo Abbondanza, a mudança de nome reflete a realidade atual da empresa: o atendimento de setores diversos, além do portuário, mercado em que a empresa nasceu.
“Sabíamos que este momento, da mudança do nome, era importante. Criamos um nome que reflete o atendimento mais diversificado, além de ter fácil pronúncia”, conta o CEO da Mosten.
Entre as empresas atendidas pela Mosten estão Suzano, Eldorado e Terminal Concais, do setor portuário; Banco BTG Pactual, em soluções de fintech; e Stellantis, de varejo automotivo.
O rebranding começou a ser considerado logo no segundo ano de atuação, em 2016. Naquele ano, a recusa de um cliente no setor de beleza levou os sócios a pensarem sobre a mudança de nome.
“Estávamos negociando nossas soluções tecnológicas com uma grande rede do setor de estética. Apesar de termos toda a capacidade de atendê-los, o antigo nome e posicionamento causaram um estranhamento nesse possível cliente. Éramos vistos apenas como uma empresa de tecnologia logística, mesmo com portfólio maior”, conta Abbondanza.
Depois, em 2023, a agora Mosten inaugurou uma sede em Évora, Portugal, iniciando a expansão para o mercado europeu. “A internacionalização foi mais um fator importante para o nosso rebranding”, diz o fundador. Para ele, o antigo nome não era tão simples de pronunciar em outras línguas.
História
Antes de criar a empresa, Danilo Abbondanza teve uma carreira no setor financeiro, em consultorias em São Paulo. Em 2012, foi contratado pela Libra Terminais como consultor, atuando no Porto de Santos. “Minha missão era gerenciar os altos investimentos em tecnologia, com foco em metas e maturidade dos projetos da empresa”, diz. “A experiência de trabalhar à distância, na avenida Faria Lima, em São Paulo, é completamente diferente de estar inserido no ambiente, vendo os problemas portuários de perto”, compara.
A Mosten foi fundada há dez anos no Porto de Santos com o diferencial da proximidade dos desafios do setor logístico e portuário. Essa conexão com os clientes em Santos é um valor que se expandiu para todos os diversos atendimentos. “Nosso valor central é estar perto dos clientes e sermos proativos, identificando os problemas antes mesmo que eles tenham de nos informar”, diz o empresário.
Portfólio
No portfólio, a empresa tem cases de sucesso, como o Novo Controle de Acesso do Terminal Concais, terminal de passageiros do Porto de Santos, o maior da América Latina. A solução desenvolvida foi um sistema inovador de controle de acesso, que eliminou a necessidade de registros manuais, integrada diretamente à Receita Federal. A inovação resultou na diminuição do tempo de registro e liberação de acessos, evitando gargalos e melhorando a experiência dos visitantes.
Outros clientes de importância são o banco BTG, para o qual a Mosten realizou o Fundo Cripto Moeda, uma plataforma de investimentos com identificação inconsistências de dados e outros processos de segurança ao usuário; e Stellantis, grupo automotivo, ao qual Mosten desenvolveu uma plataforma de e-commerce que aumentou em 6% suas vendas.
Nova sede
Além do rebranding, a Mosten também mudará de sede física em 2025, saindo de um andar num prédio comercial para a aquisição de um imóvel no centro histórico de Santos, representando um novo momento para a empresa. A expectativa é que a transferência de sede ocorra no segundo semestre. “Devemos abrir mais 100 vagas de trabalho neste ano, a maioria para cargos de tecnologia”, afirma o CEO.