Campeão mundial pelo Chelsea, João Pedro deu primeiros passos em escolinha do Santos
Por Rodrigo Martins em 14/07/2025 às 16:00

O atacante João Pedro foi um dos destaques da conquista do Chelsea, campeão do Mundial de Clubes da Fifa após bater o Paris Saint-Germain (PSG) na final. Mas apesar dele ter sido revelado pela base do Fluminense, muitas pessoas não sabem que ele deu os seus primeiros passos no futebol no Santos.
João Pedro nasceu em Ribeirão Preto, no interior paulista, e com cinco anos já estava na escolinha do Botafogo-SP – onde seu pai, o ex-volante Chicão, foi vice-campeão paulista em 2001.
Ainda muito jovem, o atacante também integrou a franquia da escolinha Meninos da Vila de Ribeirão Preto. O destaque na franquia levou o garoto a realizar testes nas categorias de base do Peixe, mas ele acabou não sendo aprovado.
Sem ingressar na base santista, João Pedro foi observado por um auxiliar técnico do sub-11 do Fluminense, durante um torneio disputado no interior paulista. Com o destaque nessa competição, João Pedro foi convidado para fazer testes no Fluminense.
Aprovado no Tricolor Carioca, o atacante se mudou para o Rio de Janeiro com a sua mãe e rapidamente se tornou uma das grandes promessas do Fluminense.
Em outubro de 2018, mesmo antes de fazer a sua estreia pelo profissional do Flu, João Pedro foi negociado com o Watford (Inglaterra). No entanto, como ele ainda era menor de idade, acabou permanecendo no time carioca até fazer 18 anos.
Em março de 2019, o atacante fez a sua estreia nos profissionais, em uma derrota para o Flamengo, pelo Campeonato Carioca.
Em janeiro de 2020, João Pedro seguiu para o Watford, mas teve pouco espaço em seus primeiros meses no novo clube, não conseguindo impedir o rebaixamento da equipe para a segunda divisão inglesa.
Em maio de 2023, ele foi negociado com o Brighton por 30 milhões de libras. O brasileiro passou a se destacar no novo clube e, após dois anos, foi negociado recentemente por cerca de 55 milhões de libras (aproximadamente R$ 415 milhões) com o Chelsea.
Neste Mundial de Clubes, João Pedro fez a sua estreia contra o Palmeiras, nas quartas de final. Contra o Fluminense, seu ex-time, o atacante brilhou marcando dois gols. E, na decisão, ele marcou o terceiro gol dos Blues sobre o PSG, sacramentando o título de sua nova equipe.