Anvisa alerta para falsificação de medicamento para transtorno de déficit de atenção
Por Santa Portal em 12/08/2021 às 22:05
A Anvisa faz alerta para uma possível falsificação do medicamento Venvase 70 mg, do lote 3190418. O remédio é utilizado para tratar transtorno de déficit de atenção (TDA). As unidades falsificadas podem estar circulando em território nacional.
Uma unidade falsificada foi identificada em Minas Gerais, e a numeração do lote é verdadeira, foi distribuída de forma regular pelo laboratório Takeda Pharma Ltda. Entretanto, após a identificação de uma unidade falsificada do produto, a Anvisa determinou a interdição cautelar do lote pelo prazo de 90 dias para investigação do caso.
A interdição foi determinada pela Resolução RE 3.079/2021.
A Anvisa ainda orienta os pacientes sobre como identificar se o medicamento é falsificado ou não. As características devem ser as seguintes, segundo informado pelo fabricante:
– O medicamento original possui cápsulas de corpo azul e tampa laranja, com as inscrições “S489” e “70 mg” em tinta preta.
– O frasco possui um lacre de papel alumínio em sua boca. O medicamento falsificado possui cápsulas em cores diversas destas, de tamanhos diferentes, e não possuem o lacre no frasco.
Caso haja suspeita de falsificação, os pacientes devem suspender imediatamente o uso do produto e entrar em contato com a Takeda pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (telefone 0800-7710345 e e-mail sac@takeda.com).