Prefeitura vai apresentar proposta para encerrar greve da Educação em São Vicente
Por Santa Portal em 10/04/2025 às 05:00

A greve dos profissionais da Educação em São Vicente continua. Uma reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (9), no Paço Municipal, onde ficou definido que a Prefeitura vai apresentar nesta quinta (10) uma proposta aos professores para tentar encerrar a paralisação.
“A Prefeitura de São Vicente informa que se mantém em diálogo com o sindicato e recebeu uma comissão dos professores grevistas para buscar soluções. A administração municipal enviará uma proposta alternativa definitiva amanhã”, diz a Prefeitura, por meio de nota, onde fez críticas ao movimento grevista.
“A adesão de professores à greve se manteve estagnada hoje, e o sindicato da educação ainda está desobedecendo a determinação judicial de ao menos 70% dos profissionais em sala de aula. Por conta disso, cerca de 30 escolas tiveram suas aulas comprometidas. A administração municipal seguirá solicitando as medidas judiciais cabíveis para que as crianças e suas famílias não continuem sendo prejudicadas”, completou a Administração MUnicipal.
Do outro lado, o sindicato defende que a mobilização é legítima diante da defasagem salarial acumulada ao longo dos anos e das condições de trabalho precárias enfrentadas por muitos profissionais da rede. A categoria cobra reajustes financeiros, investimentos em infraestrutura escolar, segurança nas unidades e valorização dos profissionais da educação de forma ampla.
Nova audiência de conciliação
O presidente do Sintramem, Roberto Cicarelli Filho, se manifestou sobre o não comparecimento da entidade à audiência de conciliação agendada para a tarde da última quinta-feira (3), no Tribunal de Justiça. Aliás, o sindicato comprometeu-se a participar da nova sessão, marcada para a próxima terça-feira (15), a ser realizada remotamente.
Em resposta, o sindicalista explicou que a ausência na audiência inicial se deu pela falta de tempo hábil entre a notificação e a realização do encontro. “Fomos notificados durante a manhã, em pleno dia de greve, e a audiência já estava marcada para o período da tarde. Como já havia programação, não foi possível o comparecimento”, justificou, após se reunir com o departamento jurídico do sindicato para tratar do processo judicial referente ao dissídio de greve.
Cicarelli Filho também abordou a questão do não cumprimento da determinação judicial para a manutenção de pelo menos 70% dos profissionais da educação em atividade durante durante a greve. Segundo o sindicato, diante da ausência na primeira audiência, a Prefeitura de São Vicente tentou elevar o percentual para 80%. Além disso, o Executivo solicitou um aumento na multa aplicada ao Sintramem em caso de descumprimento da decisão judicial. No entanto, os pedidos foram rejeitados.