Praia Grande registra dois casos suspeitos de contaminação de bebidas por metanol

Por Santa Portal em 08/10/2025 às 05:00

Pablo Jacob/Governo de São Paulo
Pablo Jacob/Governo de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo confirmou a existência de mais dois casos suspeitos de contaminação de bebidas alcoólicas por metanol na Baixada Santista. Esses casos, ainda sob avaliação, são de Praia Grande.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Praia Grande informou que dois pacientes foram atendidos nas unidades de Urgência e Emergência da Cidade com características de consumo de bebida adulterada. Ambos tiveram total acompanhamento da equipe médica, foram medicados e liberados.

Além de Praia Grande, Mongaguá também registrou um caso suspeito de metanol nas últimas 24 horas. Uma adolescente de 16 anos está internada em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Itanhaém com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça (7).

De acordo com a pasta, a jovem deu entrada inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mongaguá, mas devido à gravidade do quadro clínico, foi transferida para o hospital regional.

Embora um exame inicial tenha descartado a suspeita de intoxicação, a piora no estado de saúde da paciente levou à reabertura da investigação. Um novo exame foi solicitado e segue em análise. A Secretaria também informou que o antídoto específico para o caso já foi requisitado à unidade de referência.

Já em São Vicente, uma paciente de 31 anos deu entrada no Pronto-Socorro (PS) Central da Cidade na semana passada e, posteriormente foi encaminhada ao Hospital do Vicentino, onde passou por exames.

Segundo a Prefeitura, a mulher recebeu alta no último sábado (4), após apresentar melhora clínica em relação ao quadro. Os exames laboratoriais foram enviados à Instituição Adolf Lutz e ainda estão em processo de análise.

De acordo com o Governo de SP, São Vicente ainda teria um segundo caso suspeito, mas a informação foi negada pela Administração Municipal.

Casos descartados

Cubatão e Santos descartaram seus casos que eram considerados suspeitos de contaminação de bebidas por metanol.

Segundo informações da Prefeitura, a Secretaria de Saúde recebeu, na tarde desta terça-feira, o resultado negativo para detecção de metanol na paciente de 36 anos que esteve internada no Hospital Municipal de Cubatão, na última semana.

A mulher deu entrada no Pronto-Socorro Central de Cubatão convulsionando e em estado de coma alcoólico. Ela foi transferida pra o Hospital Municipal, onde permaneceu internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e, posteriormente, foi transferida para a enfermaria. Ela teve alta no último sábado (4).

Já em Santos, a Secretaria de Saúde informa que o caso tratado como suspeito foi atendido pela Saúde Suplementar e, após melhora no quadro clínico e a realização de exames que descartaram a presença de metanol, o paciente teve alta. O caso suspeito foi comunicado ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde e, posteriormente, o respectivo descarte. A equipe da vigilância de Santos segue monitorando, mas no momento não há casos suspeitos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.