Papa aceita renúncia de Dom Tarcísio Scaramussa e Dom Joaquim Mol assume Diocese de Santos
Por Santa Portal em 05/11/2025 às 10:00
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira (5), que o Papa Leão XIV aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Tarcísio Scaramussa, por motivo de idade, ao governo pastoral da Diocese de Santos, no litoral de São Paulo. A partir da decisão, o bispo coadjutor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães assume automaticamente a condução da Igreja Católica na região, tornando-se o novo bispo diocesano.
Dom Joaquim Mol, de 65 anos, foi nomeado bispo coadjutor de Santos em 24 de fevereiro de 2025, com direito de sucessão. Natural de Ponte Nova (MG), ele foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Seu lema episcopal, “Porque Deus é Amor” (1Jo 4,8), reflete seu compromisso com uma Igreja próxima, sinodal e profética
Neste sábado (8), às 9h, será realizada a missa do início do ministério de bispo diocesano de Dom Joaquim Mol. A diocese também celebrará a abertura de sua Assembleia Eclesial, encontro de diversos membros da Igreja Católica para promover o diálogo sobre questões comunitárias. A posse canônica como bispo coadjutor ocorreu em 10 de maio, em uma celebração no Santos Convention Center, que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas, entre familiares, fiéis, padres, religiosos e autoridades.
Dom Joaquim é o 7º bispo da Diocese, que abrange os nove municípios da Baixada Santista, sucedendo os já falecidos, Dom José Maria Parreira Lara, Dom Paulo De Tarso Campos, Dom Idílio José Soares e Dom David Picão. Além dos eméritos, Dom Jacyr Francisco Braido e Dom Tarcísio Scaramussa.
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou a nomeação de Dom Joaquim Mol como novo bispo de Santos. “Agradecemos sua generosa disponibilidade em continuar servindo à Igreja na região Sul, agora como bispo, dando continuidade à missão evangelizadora desta Igreja tão significativa para a fé do povo brasileiro”, diz o comunicado assinado pelo Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB.
A nota também expressa votos de bênção ao novo pastor, pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, para que acompanhe o novo bispo em sua missão. “Que o Senhor o fortaleça nesta nova etapa do ministério episcopal, concedendo-lhe sabedoria, coragem e mansidão para pastorear com amor o rebanho que lhe é confiado”.
A CNBB encerra sua nota pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, para que acompanhe o novo bispo em sua missão. “Unimo-nos ao povo de Santos, pedindo que Nossa Senhora do Monte Serrat acompanhe e interceda pelo senhor em sua missão”.

Dom Tarcísio Scaramussa
Natural de Vargem Alta (ES), Dom Tarcísio Scaramussa, de 75 anos, pertence à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco. Foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Santos em 16 de julho de 2014, pelo papa Francisco, assumindo o governo diocesano em 6 de maio de 2015, tornando-se o 6º bispo diocesano.
Durante seus 11 anos de episcopado em Santos, Dom Tarcísio destacou-se pela espiritualidade e pela dedicação à formação de leigos, jovens e catequistas, promovendo uma Igreja acolhedora e missionária. A Diocese de Santos convidou a comunidade para a missa de agradecimento a Deus pelo serviço do bispo, neste domingo (9), às 10h, na Catedral.
Em mensagem de agradecimento, a CNBB reconheceu sua contribuição à evangelização na região. “Dom Tarcísio sempre se destacou por seu zelo apostólico, profunda espiritualidade, firme compromisso com a evangelização e sua dedicação à formação. Conduziu o povo de Deus com sabedoria e amor”. O texto também deseja que sua nova etapa como arcebispo emérito seja marcada por serenidade e oração.