Conheça jogadores africanos que passaram pelo Santos antes de Billal Brahimi
Por Laeticia Bourgeois em 12/10/2025 às 07:00
Em 113 anos de história, o Santos Futebol Clube recebeu apenas seis jogadores africanos – uma curiosidade pouco conhecida, mesmo pelos torcedores mais antigos. Agora, com a contratação do argelino Billal Brahimi, o clube tenta reviver esta tradição pouco comum, apostando no talento africano para reforçar seu ataque.
Dos seis atletas que vestiram a camisa do Peixe, apenas três jogaram pelo time principal: Arthur Zwane (África do Sul), Kennedy Nagoli (Zimbábue) e Diederrick Joel Tagueu Tadjo (Camarões), segundo a Associação de Pesquisadores e Historiadores do Santos Futebol Clube (Assophis).
Arthur Zwane (África do Sul)
Arthur chegou ao Peixe em 1995 e atuou em sete jogos, sendo seis oficiais, e marcou em um amistoso contra o Baré (RR). Zwane jogou na conquista do Torneio de Verão em 1996 – atuando contra o Grêmio e Corinthians, na semifinal e final, respectivamente.
O sul-africano veio junto com o zimbabuano Kennedy, ambos oriundos do Jomo Cosmos, da África do Sul. A dupla teve a benção do Rei Pelé, que, em visita ao país para encontrar Nelson Mandela, viu os dois jovens em ação e os indicou ao Alvinegro.

Kennedy Nagoli (Zimbábue):
Nagoli ficou na Baixada por um ano. Chegou em 1995 e teve participação em 13 jogos, marcando dois gols, sendo um deles contra o Corinthians na decisão do Torneio de Verão. Em sua passagem, protagonizou um episódio curioso em partida contra a Portuguesa, no Canindé. O jogador escorregou na grande área, tocou de leve a mão na bola e o árbitro marcou pênalti.

Diederrick Joel Tagueu Tadjo (Camarões):
Natural de Nkongsamba, Joel chegou ao Santos em 2016 por empréstimo do Cruzeiro. Disputou 37 jogos e marcou sete gols (segundo Almanaque dos Craques do Santos FC por Assophis), tornando-se o primeiro africano com uma grande conquista pelo Peixe: o Campeonato Paulista de 2016. Joel, inclusive, marcou um gol na final contra o Audax, na Vila Belmiro, mas o lance foi anulado pela arbitragem em decisão polêmica.

Outros três jogadores também passaram pelo clube, mas não chegaram a atuar pelo time principal:
- Odingui Adams (Camarões – 2006): Adams chegou a ser relacionado, mas, quando ia ser aproveitado, teve furúnculos na perna.

- Yaya Banhoro (Burkina Faso – 2017): Yaya só ganhou alguns minutos no Santos B, mas era um jogador emprestado e quando retornava não era aproveitado.

- Yusupha Njiemas (Gâmbia – 2024): Não teve nenhuma oportunidade de atuar pelo time.
