Santos deve ganhar estações para aluguel de guarda-chuvas em espaços públicos; entenda
Por Santa Portal em 26/09/2025 às 16:00
A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Governo, abriu chamamento público para selecionar empresas interessadas em instalar e operar um sistema automatizado de aluguel de guarda-chuvas em espaços públicos da cidade. O projeto será implantado em caráter experimental e sem custo para o município.
O acordo de cooperação prevê instalação, operação e manutenção do sistema por, no mínimo, seis meses – prazo que pode ser prorrogado por acordo entre as partes. O modelo será semelhante ao de compartilhamento de bicicletas no Bike Santos. Os usuários poderão retirar o guarda-chuva em um ponto e devolvê-lo em outro, previamente sinalizado.
De acordo com o edital nº 001/2025, a empresa vencedora deverá instalar pelo menos 20 pontos pela cidade e garantir funcionamento diário das 6h às 22h, com devolução permitida até a meia-noite. O empréstimo será gratuito por 30 minutos e poderá ser renovado, após um intervalo de 15 minutos, em qualquer outra estação. O cadastramento será feito via aplicativo ou cartão com tecnologia RFID.
Todo o custo de instalação, manutenção, operação e reposição dos equipamentos será da empresa responsável, que poderá explorar publicidade nas estações e guarda-chuvas, desde que respeite os limites legais. O sistema deverá estar disponível para inauguração em até 30 dias após a assinatura do termo de cooperação.
As propostas devem ser entregues no dia 3 de novembro, às 14h, na Secretaria Municipal de Governo (Paço Municipal, Praça Mauá, 1º andar, sala 112 – Centro). A análise será feita pela pasta e o resultado publicado no Diário Oficial.