População se mobiliza para ajudar desabrigados após incêndio no Dique da Vila Gilda
Por Santa Portal em 03/08/2025 às 06:00
Após o incêndio que destruiu centenas de moradias sobre palafitas no Dique da Vila Gilda, Zona Noroeste, na manhã da última sexta-feira (1º), deixando diversas famílias sem abrigo, a população de Santos, no litoral de São Paulo, tem se mobilizado para ajudar. Doações de alimentos, água, roupas, cobertores e itens de higiene estão sendo entregues num esforço coletivo para atender às vítimas da tragédia.
Para quem puder ajudar é só ir ao Fundo Social de Solidariedade (FSS – Avenida Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada). A instituição inclusive montou um esquema ‘drive-thru’, possibilitando o ingresso na área externa da repartição, sem necessidade de sair do veículo para a entrega de itens.
Muitas pessoas estiveram no local para fazer doações neste sábado (2), como o síndico profissional Éder Cipriani, 58 anos. “Trouxe roupas, água e uma cesta básica. Não é muito, mas sei que vai ajudar quem perdeu tudo. A gente nunca espera passar por isso, então é importante se unir e ajudar quem precisa agora”, disse.
O recebimento de doações para as vítimas do incêndio no Dique da Vila Gilda no Fundo Social segue esquema de plantão neste domingo (3), das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3222-8050.
Outro ponto de coleta é o Centro Esportivo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo). O equipamento receberá os itens neste domingo, das 8h às 19h. Entre segunda e sexta-feira, o horário é das 7h às 22h.
Os itens de maior necessidade são alimentos não perecíveis (lacrados), água, roupas limpas e de cama, lenços umedecidos, colchões, calçados, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, ração para pets e absorventes.
