Diocese de Santos guarda relíquia do 'santo millennial' que é canonizado neste domingo
Por Santa Portal em 07/09/2025 às 06:00
A Diocese de Santos guarda uma relíquia de Carlo Acutis, jovem italiano que foi canonizado pela Igreja Católica durante cerimônia no início da manhã deste domingo (7). O objeto sagrado, composto por parte do cabelo do jovem, chegou à catedral da cidade em maio deste ano.
Conhecido como o “padroeiro da internet” e chamado de “influencer de Deus”, Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Beatificado em 2020 pelo Papa Francisco, ele será proclamado santo pelo Papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo.
Apesar de ficar reservada na sacristia, os devotos de Carlo podem solicitar o contato com o objeto sagrado quando quiserem.
Quem foi Carlo Acutis?
Nascido em Londres, mas criado em Milão, Carlo se dedicou à fé e à Igreja desde sua infância. O jovem frequentava a missa diariamente, rezava o terço e tinha grande devoção à Eucaristia e à Virgem Maria.
Ele usou o seu conhecimento em programação de computadores para criar um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos ao redor do mundo. Daí, surgiu a denominação de “padroeiro da internet”.
A beatificação de Carlo foi reconhecida após a cura de Matheus Vianna, à época com três anos, que sofria de uma má formação grave no pâncreas, em Campo Grande (MS). Mais tarde, um segundo milagre, ocorrido na Costa Rica com uma jovem que sofreu grave traumatismo craniano, abriu caminho para a canonização.