Ações de investigação de paternidade devem ganhar rapidez na Baixada Santista

Por Eduardo Velozo Fuccia/Vade News em 08/09/2025 às 06:00

Divulgação/Imesc
Divulgação/Imesc

Processos de investigação de paternidade na Baixada Santista deverão ter maior rapidez. Essa expectativa decorre da instalação de uma unidade de coleta de DNA no Fórum de Santos. A iniciativa foi possível graças à parceria firmada entre o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) e o Poder Judiciário.

Também destinada a atender outras comarcas da região, a unidade foi inaugurada no último dia 1º de setembro, quando houve a coleta de dez amostras de material biológico. O equipamento conta com duas salas, uma destinada à recepção e outra exclusiva para a coleta, com capacidade de atendimento de 25 a 30 pessoas por dia.

“A coleta de DNA trará uma grande celeridade aos processos envolvendo este tema, beneficiando a população. O Imesc, nestes últimos tempos, tem se mostrado um grande parceiro do Judiciário”, afirmou a juíza Renata Sanchez Guidugli Gusmão, diretora do Fórum de Santos.

O Imesc é autarquia vinculada à Secretaria de Estrado da Justiça e Cidadania. Segundo Alexandre Pessôa, seu superintendente, “cada perícia realizada significa um passo importante na garantia de direitos fundamentais, como o reconhecimento de paternidade, acesso a pensão alimentícia, herança e fortalecimento dos laços familiares”. Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

*Texto por Eduardo Velozo Fuccia/Vade News

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.