Praia Grande tem crescimento de 19,29% em número de empresas abertas no 1º semestre

Por Santa Portal em 18/09/2025 às 11:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande é a segunda cidade na Baixada Santista com o maior número de empresas abertas no primeiro semestre de 2025, com 977 – um crescimento de 19,29% em comparação com o mesmo período no ano passado, que registrou a abertura de 819 negócios. O município é superado apenas por Santos, que no semestre passado registrou a abertura de 2.015 empresas. Os dados são da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os números se refletem na grande quantidade de investimentos do setor privado que o município recebe e deverá receber. Para o segundo semestre de 2027, está prevista a entrega do Villamar Shopping, do Grupo Mendes localizado na Avenida Presidente Kennedy, cujas obras tiveram início em julho deste ano. Serão três níveis de lojas, somando 345 unidades comerciais. Ao todo, a expectativa é que sejam gerados 2 mil empregos durante a fase de construção e entre 3 e 4 mil oportunidades de trabalho de forma direta e indireta após a inauguração.

Outros projetos em vista são o hotel Hampton By Hilton, que será construído pela NR Sports, empresa da família do atleta Neymar, em parceria com o Grupo Peralta, e deve ser entregue no próximo semestre.

O grupo ainda planeja a criação de um terminal marítimo privado de cruzeiros na cidade, cujo investimento é estimado em R$1 bilhão. O terminal, Litoral Plaza Port deverá ter foco no embarque e desembarque de passageiros. 

A entrada da cidade ainda deve receber o novo Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube, com área de mais de 90 mil m², anunciado no início de junho. 

“A chegada desses empreendimentos mostra que Praia Grande deixou de ser apenas um destino turístico e passou a ser vista como uma cidade estratégica para receber investimentos de grande porte”, afirma a empresária e advogada praiagrandense Mayra Saitta. Segundo ela, este movimento do setor privado não é por acaso. 

“Ele reflete o crescimento econômico, a melhoria da infraestrutura e, principalmente, a confiança que os investidores têm no potencial de desenvolvimento da nossa cidade. Hoje, Praia Grande oferece não só qualidade de vida, mas também oportunidades reais de negócios em diversas áreas. Esse conjunto de fatores explica a visibilidade que temos alcançado e reforça a posição da cidade como um dos pólos de maior relevância da Baixada Santista”, conclui.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.