Bebê com cardiopatia congênita é levado de Praia Grande a SP em ambulância com incubadora

Por Santa Portal em 20/09/2025 às 13:00

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Um bebê de 17 dias, diagnosticado com cardiopatia congênita, foi transportado, na madrugada de quarta-feira (17), do Hospital Municipal Irmã Dulce, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, para o Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo. O transporte pioneiro na cidade foi realizado por uma Unidade de Transporte em Saúde (UTS), equipada com incubadora e UTI Neonatal, garantindo toda a segurança necessária para o deslocamento do recém-nascido.

A ambulância com UTI Neonatal foi adquirida pela Administração Municipal em março deste ano, como parte da renovação da frota das Unidades de Transporte em Saúde (UTS) e do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu). O veículo desempenhou seu papel crucial ao possibilitar o transporte do bebê para um centro de referência em cardiologia, garantindo continuidade ao tratamento especializado.

A cardiopatia congênita, um conjunto de malformações no coração, é uma das principais causas de óbito no período neonatal (28 dias após o nascimento). De acordo com a admnistração municipal, esse equipamento, a cidade avança no combate à mortalidade infantil, proporcionando um transporte rápido e seguro para unidades de saúde de referência.

A ambulância equipada com UTI Neonatal oferece recursos essenciais para a estabilização dos recém-nascidos em situações críticas, como a incubadora que mantém a temperatura corporal adequada, além de ventiladores, bombas de infusão e monitoramento multiparamétrico. Esses recursos são fundamentais para a segurança do bebê durante o transporte e a redução dos riscos de complicações graves como hipotermia, falta de oxigênio e parada cardiorrespiratória.

A equipe responsável pela remoção foi composta pelo enfermeiro Flávio Vasconcelos Pereira, o médico Jonathan Laurentino Silva e o condutor Anatalino dos Anjos Marinho, sob a coordenação técnica da enfermeira Márcia Maria Rocha Coutinho Barreiros, do Samu/UTS.

Emocionado com a importância do atendimento, o enfermeiro Flávio Vasconcelos relatou.“Foi um momento de grande impacto, ver um bebê recém-nascido lutando pela vida e saber que conseguimos superar mais essa etapa, sendo pioneiros no atendimento com esse equipamento especializado. É gratificante saber que a população pode contar com um recurso tão avançado”.

O coordenador médico do Samu, Silvio Vassão Junior, ressaltou a relevância estratégica da ambulância equipada com UTI Neonatal dentro da rede de atendimento materno-infantil de Praia Grande. “Este veículo, com tecnologia de ponta, é fundamental para garantir remoções seguras, rápidas e humanizadas, impactando diretamente na redução da mortalidade infantil ao permitir que bebês graves sejam atendidos com todo o suporte necessário, ainda em trânsito”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.