Marginal é baleado e preso com pistola e drogas ao trocar tiros com PMs em Santos
Por Santa Portal em 23/06/2025 às 20:00

Um acusado de tráfico de drogas foi baleado ao enfrentar a tiros policiais da 4ª Companhia do 6º BPM/I, por volta das 5 horas desta segunda-feira (23), na Zona Noroeste, em Santos.
Além de uma pistola calibre .40 com a numeração raspada, Jean Ribeiro dos Santos Ferreira, de 30 anos, portava um rádio de comunicação, a quantia de R$ 255,00 e uma sacola contendo 183 pinos de cocaína, 167 porções de maconha e 41 pedras de crack.
Conduzido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Santa Casa de Santos, Jean permanece internado sob escolta policial, porque o delegado Luiz Fernando Salvador o autuou em flagrante por tráfico e tentativa de homicídio.
Segundo os policiais militares, o acusado possui passagens criminais por roubo, tráfico, receptação e furto. No momento do confronto, ainda conforme os PMs, ele estava com outros marginais, que conseguiram fugir e não foram identificados.
Tiroteios
Os policiais relataram no 5º DP que faziam patrulhamento pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Rádio Clube, quando avistaram alguns bandidos armados na altura do “beco do pneu”. O grupo atirou na direção da viatura e fugiu correndo em seguida.
Os disparos não atingiram os PMs, que desembarcaram do veículo e ingressaram no beco a pé. Nesse trabalho de varredura, um soldado avistou Jean, que abriu fogo novamente. Esse policial portava uma espingarda calibre 12 e atirou sete vezes, até a arma falhar.
Mesmo ferido, Jean conseguiu fugir e a incursão policial teve continuidade pelo Caminho São José, terminando na esquina das ruas Dino Andrade e Rua Leda Tenório, em uma área de mata, próximo ao canal que faz divisa com o município de São Vicente.
O mesmo soldado que atirou com a espingarda agora empunhava uma pistola .40. Ele seguia à frente para indicar aos colegas a rota de fuga de Jean, que tentou enfrentá-lo novamente. O policial, então, atirou mais cinco vezes, acertando o marginal.
Sem mais conseguir escapar, Jean foi desarmado rapidamente. Enquanto parte dos policiais acionava o Samu, outros PMs deram sequência às buscas pelas imediações, mas não tiveram sucesso em localizar os demais criminosos. (EF)