Condenado a 24 anos de prisão por matar PM da Rota em Santos recorre da sentença
Por Santa Portal em 09/09/2025 às 11:00
A defesa de Kaíque Coutinho do Nascimento, conhecido como “Chip”, recorreu da sentença de 24 anos e três meses de prisão em regime fechado pelo assassinato do soldado Samuel Wesley Cosmo, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em Santos. O recurso de apelação foi recebido pelo juiz no último dia 1º.
Chip foi condenado em 27 de agosto após passar por júri popular. Os jurados acolheram a tese do Ministério Público de que o crime foi um homicídio qualificado por cinco agravantes: motivo torpe, impossibilidade de defesa da vítima, para assegurar a impunidade de crime anterior, contra agente de segurança pública e com uso de arma de fogo de uso restrito. Além disso, Chip também foi condenado por integrar organização criminosa armada.
crime ocorreu em 2 de fevereiro de 2024, durante uma operação da Rota na comunidade Mangue Seco, na Zona Noroeste de Santos. O soldado Cosmo foi atingido por um tiro no olho enquanto ingressava em um dos becos do local. A ação foi registrada por uma câmera corporal usada pela vítima.
Após o crime, o réu fugiu e foi capturado 13 dias depois em Uberlândia (MG). À época, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) chegou a oferecer recompensa de R$ 50 mil por informações sobre o paradeiro de Chip.
A Operação Verão, desencadeada após o assassinato do soldado Cosmo, registrou 56 mortes em intervenções policiais nas cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Cubatão. A operação é considerada a mais letal do estado de São Paulo desde o massacre do Carandiru, em 1992.