Itanhaém apresenta nova legislação urbanística e se projeta para crescimento sustentável
Por Folha Press em 25/06/2025 às 06:00
Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil e a maior em extensão territorial da Baixada Santista, foi palco, nesta-terça (24), de um encontro que marcou oficialmente a apresentação da nova legislação urbanística do município. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Associação Comercial de Itanhaém (ACAI) e apoio da Prefeitura, o evento reuniu empresários, autoridades públicas e especialistas do setor da construção civil.
O almoço-debate, realizado no Humo Restaurante, atraiu um público qualificado para discutir os impactos e as oportunidades que surgem a partir da atualização das leis de parcelamento, uso e ocupação do solo e do novo Código de Edificações da cidade.
O presidente do LIDE Litoral Paulista, Jarbas de Almeida Filho, celebrou a expansão do grupo para além de Santos. “Depois de quase todos os eventos realizados em Santos nos últimos seis anos, entendemos que 2025 seria o momento de expandir. E Itanhaém é a primeira cidade a receber um evento do LIDE fora de Santos. Nossa intenção é realizar de dois a três encontros por ano aqui”, afirmou.
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes, destacou que a cidade vive um novo momento, agora mais preparada para receber investimentos de forma sustentável. “Estamos mostrando aos investidores que Itanhaém está organizada, com legislação moderna e preparada para crescer de forma sustentável”, reforçou.
Para o empresário Claudio Carvalho, CEO da AW Realty, o encontro representa uma oportunidade concreta de desenvolvimento. “É uma satisfação estar de volta à minha terra natal, Itanhaém. Acredito muito no potencial da cidade para atrair investimentos, especialmente no setor imobiliário, que é fundamental para a economia. Estou honrado em contribuir com ideias para impulsionar esse desenvolvimento”, disse.
O empresário Roberto Barroso, presidente da Engeplus, ressaltou que o evento fortalece a confiança dos empresários no potencial da cidade. “Esse evento foi fundamental para apresentar aos empresários o potencial e a nova realidade de Itanhaém. O aumento do potencial construtivo e o apoio aos empresários vão movimentar a cidade. Tenho certeza de que será um sucesso”, avaliou.
Já o head de Real Estate da CVPAR Business Capital, Irapuã Dantas, afirmou que a empresa acredita no potencial do município também como investidora. “Acreditamos totalmente em Itanhaém, inclusive como investidores. Nosso objetivo é contribuir com soluções que já deram certo em outras cidades do Brasil, desenvolvendo aqui produtos de qualidade, que gerem valor para a cidade e para a região”, destacou.
O encontro também contou com a participação de representantes do Legislativo, de entidades representativas, da equipe técnica da Prefeitura e de empresários da construção civil, que puderam compreender as mudanças trazidas pela nova legislação, aprovada em dezembro de 2024.
Entre os principais avanços estão o zoneamento mais flexível, a possibilidade de uso misto, a implementação de instrumentos como Outorga Onerosa e Lei de Impacto de Vizinhança, além da criação de eixos comerciais e industriais, fortalecendo o ambiente de negócios.
Com mais de 120 mil habitantes e uma população flutuante que ultrapassa 1 milhão de pessoas na temporada, Itanhaém consolida-se, agora, como um território estratégico para expansão urbana planejada, desenvolvimento turístico e atração de novos empreendimentos.