Corpo é encontrado próximo a ilha de Guarujá durante buscas por família desaparecida após naufrágio
Por Santa Portal em 27/08/2025 às 19:04
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) localizou, na tarde desta quarta-feira (27), um corpo em estado avançado de decomposição nas proximidades da Ilha das Palmas, em Guarujá, no litoral de São Paulo. A vítima foi retirada do mar e encaminhada ao píer da corporação, de onde seguiu para o Instituto Médico Legal (IML) da Praia Grande.
Segundo o tenente Eduardo Campanhola, porta-voz do GBMar, não há condições de afirmar se o corpo tem relação com os três desaparecidos do naufrágio da lancha Jany, ocorrido no último sábado (23), na altura de Itanhaém. “Devido ao estado de decomposição, não é possível indicar semelhança com os tripulantes desaparecidos. Vai depender do reconhecimento familiar ou da perícia”, disse.
O encontro ocorreu após o alerta de uma embarcação civil que passava pela região e avistou o corpo boiando. A vítima não usava colete salva-vidas nem tinha pertences que pudessem indicar identidade.
Corpo de Maria Aparecida foi reconhecido
Na terça-feira (26), o GBMar havia localizado, no litoral norte, o corpo de uma mulher próximo à Barra do Sahy, em São Sebastião. O cadáver foi encaminhado ao IML de Caraguatatuba, onde familiares confirmaram nesta quarta tratar-se de Maria Aparecida Dias, mãe do médico-veterinário Bruno Silva Dias, que estava na embarcação junto do pai, Lucídio Dias.
No mesmo dia, a Força Aérea Brasileira (FAB) havia informado o encontro de dois corpos durante as buscas, informação corrigida nesta quarta. De acordo com o GBMar, houve um equívoco da Aeronáutica, que confundiu o achado do corpo de Maria com um suposto segundo cadáver. A FAB foi orientada a não divulgar mais informações sobre o caso, deixando a comunicação sob responsabilidade da Marinha e do Corpo de Bombeiros.
As operações de resgate continuam nesta quinta-feira (28), com apoio de aeronaves da FAB, embarcações da Marinha e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é localizar Bruno e Lucídio, que permanecem desaparecidos, além da própria embarcação.