Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia do litoral de SP

Por Santa Portal em 15/06/2025 às 18:00

Reprodução/@ofelipelouzada
Reprodução/@ofelipelouzada

Uma baleia foi encontrado morta na manhã de sábado (14) na faixa de areia da praia do Jardim Suarão, em Itanhaém. O animal foi identificado como uma jubarte (Megaptera novaeangliae) e já estava em avançado estado de decomposição.

O Instituto Biopesca informou que um exame de necropsia verificou que o animal é uma fêmea juvenil, de aproximadamente 7,7 metros. Não foi possível identificar a causa da morte.

Segundo especialistas, a espécie costuma ser vista na costa brasileira entre os meses de inverno e primavera, quando realiza longas migrações das águas frias do sul em direção a áreas mais quentes, para acasalamento e reprodução. Durante esse período, registros de encalhes se tornam mais frequentes.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados para realizar a avaliação do caso e coordenar a remoção da carcaça.

loading...