"Sonho de mais de 100 anos", dizem autoridades sobre leilão do túnel Santos-Guarujá
Por Santa Portal em 05/09/2025 às 20:00
Marco histórico para a mobilidade e infraestrutura do Brasil, o leilão do Túnel Imerso Santos-Guarujá, realizado nesta sexta-feira (5) na Bolsa de Valores (B3), na Capital, foi vencido pela Mota-Engil, de Portugal. Autoridades e políticos da região celebraram o resultado do certame.
O projeto, que tem investimento estimado em R$ 6,8 bilhões e será executado em regime de parceria público-privada, promete reduzir para somente cinco minutos um deslocamento que hoje pode ultrapassar uma hora.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos sob o canal portuário, a infraestrutura utilizará a técnica de imersão de módulos pré-moldados, já aplicada em países da Europa e da Ásia. O contrato de 30 anos inclui a construção, operação e manutenção. Maior projeto do Novo PAC, o Túnel Santos-Guarujá terá aporte público de R$ 5,1 bilhões, divididos igualmente entre a União e o Estado de São Paulo.
“Um sonho de mais de 100 anos que começa a ser realizado, aliás nunca foi tão longe. Uma grande etapa que se cumpre agora, com um consórcio internacional que vence a licitação. Agora teremos os próximos passos, com a revisão do projeto e alguns licenciamentos, além do começo da obra. Todo esse processo não acabou, mas hoje temos um marco histórico. Esse projeto nunca foi tão longe, hoje significa e mostra que a gente só consegue realizar as coisas e tirar do papel, quando a gente está junto. Governo do Estado e Governo Federal pensando exclusivamente na população que sofre com as filas, e também na população que mora em torno do túnel. Temos garantia de melhoria dos bairros, requalificação habitacional e indenizações justas. Tudo isso previsto nesse processo e de uma maneira bem complexa, mas bem amarrada”, disse o prefeito de Santos, Rogério Santos.
“Quero dizer que estou muito feliz, é um momento histórico para nós, não só para Baixada Santista como para todo o Brasil. É a obra de um trajeto relativamente pequeno, mas que tem um alcance enorme, que vai possibilitar muitas parcerias, com muitas empresas, e teremos muito mais mercadorias chegando do Brasil inteiro, do mundo inteiro. Guarujá está pronto para esse momento que vamos viver, com o túnel e com a expansão do Porto se dando de forma bastante efetiva, na nossa margem esquerda, em Guarujá. Vão surgir novos empregos, muitas novas demandas. Temos o Retroporto e o Aeroporto de Guarujá, que se tudo correr bem, ano que vem vamos entregá-lo. Estou muito otimista e muito confiante com o nosso futuro”, destacou Farid Madi, prefeito de Guarujá.
O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, também comemorou o resultado do leilão. “Hoje é um dia para fazer história, um passo importante na direção de construir o túnel Santos-Guarujá. A empresa escolhida é portuguesa, com uma larga experiência em obras de infraestrutura. Por isso, o nosso otimismo no sentido de que a obra vai se concretizar. Agora vamos seguir trabalhando no Congresso Nacional, com a comissão que vai fiscalizar e acompanhar todas as etapas dessa obra. Quero dizer ao morador da Baixada Santista, de São Paulo e do Brasil, que eu não vou descansar enquanto essa obra não começar e, principalmente, não terminar. Essa obra é um propósito, um sonho de 100 anos e estamos muito perto de torná-la realidade. Vamos em frente para que isso possa acontecer o mais rápido possível”, comentou.
Para Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), o leilão do túnel Santos-Guarujá marca um momento histórico para a infraestrutura do Porto santista. “O túnel é a principal obra de uma série delas: aprofundamento de canal, as perimetrais, margem esquerda, direita, ou seja o Porto passa por um momento extremamente importante da sua história, em termos de infraestrutura. Depois de 100 anos damos a largada para coroarmos esse bom momento que a infraestrutura brasileira vive, através do Porto de Santos, com o túnel”, afirmou.
Durante a fase de obras, prevista para durar cerca de cinco anos, a expectativa é de geração de mais de 10 mil empregos indiretos e de entrega à população em 2031.
“É uma grande honra participar desse leilão. É um projeto de infraestrutura fundamental não somente para Santos e Guarujá, mas para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Esperamos iniciar a obra o mais rápido possível”, declarou Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, vice-presidente que representou a empresa portuguesa Mota-Engil no leilão.
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou que a conquista é resultado de um sonho centenário. ““Não sabendo que era impossível, fomos lá e fizemos. Depois de 101 anos de espera, o túnel Santos-Guarujá finalmente sai do papel. Essa obra vai transformar a mobilidade, criar um novo eixo de desenvolvimento para a Baixada Santista e garantir moradia digna às famílias que mais precisam. É um dia histórico, que vai fazer a diferença daqui a alguns anos. É a história sendo escrita”, falou.
“Esse é o fim de uma espera de 100 anos. É um projeto grandioso, que além de ligar Santos a Guarujá, vai gerar emprego e renda, melhorar a logística do Porto de Santos e a mobilidade da região”, comemorou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando do empenho do Governo Federal em tirar do papel um projeto esperado há um século.
“O importante é que a população de São Paulo finalmente vai ver uma obra, imaginada 100 anos atrás, sair do papel. É esse espírito que deve presidir os trabalhos da Federação sempre. Daqui a alguns anos, nós vamos celebrar a inauguração dessa obra e tanta gente vai ser beneficiada. E nós vamos nos lembrar do dia de hoje, pois é assim que se faz política, é assim que se constrói a democracia”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Presente na cerimônia, o vice-presidente da República e ministro ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância que a obra terá para o porto e sobretudo para a população da Baixada Santista. “Estamos viabilizando a execução importantíssima dessa obra com a participação por parceria público-privada de PPP para construir e operar por 30 anos um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão VLT que nós fizemos – vai chegar no Guarujá, então estratégico reduzindo custos – passagem de 2, 3 minutos e aumentando e fortalecendo a nossa economia”, mencionou.
Inédita
Obra inédita no País, a nova ligação seca atenderá diretamente aos mais de 700 mil habitantes de Santos e Guarujá, que hoje dependem das balsas ou da travessia por estrada, sujeitas a longas filas e congestionamentos.
A obra também dará novo fôlego ao turismo, ampliando o fluxo de visitantes, e fortalecerá a infraestrutura de transporte público com faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passarela de pedestres.
“Vai conectar Santos e Guarujá de forma estratégica, permitindo passagem rápida para pedestres, veículos e VLT, reduzindo custos e fortalecendo a economia. Mais do que uma obra de engenharia, é a união de esforços em torno de uma grande causa: viabilizar o desenvolvimento da Baixada Santista e mostrar que, quando os opostos convergem, é possível transformar projetos desafiadores em realidade”, concluiu Alckmin.