Jovem é preso em flagrante ao operar central de fraudes bancárias em Guarujá
Por Santa Portal em 20/07/2025 às 18:00

Um jovem, de 21 anos, acusado de comandar uma central de fraudes bancárias a partir de uma casa no Jardim Progresso, em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi preso em flagrante nesta quinta-feira (17). Conhecido pelo apelido de “Scott”, ele foi surpreendido enquanto se passava por representante de um escritório jurídico para aplicar golpes por meio de mensagens via WhatsApp.
A operação foi realizada por policiais civis da Delegacia Sede de Guarujá após o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O endereço, na Rua Gentil Félix de Souza, já vinha sendo monitorado pela polícia como possível base de atividades criminosas.
Segundo os investigadores, o suspeito foi encontrado em tempo real mantendo contato com uma vítima, cobrando uma falsa dívida em nome de terceiros – pessoas físicas e jurídicas. O objetivo, de acordo com a polícia, era obter transferências via Pix.
No local, foram apreendidos 72 cartões bancários de diferentes bandeiras, seis celulares, uma máquina de cartão, um computador, uma identidade falsa e R$ 2.100 em dinheiro. Também foi encontrado um simulacro de arma de fogo.
Um dos aparelhos celulares exibia conversas e imagens de extratos bancários com dados de terceiros. Segundo a polícia, os documentos eram utilizados para induzir vítimas ao erro e facilitar a movimentação de valores de forma fraudulenta.
Entre os materiais, havia uma identidade falsificada em nome de um cidadão que teve os dados usados para abrir contas bancárias e registrar chaves de pagamento vinculadas ao esquema.
Apesar do flagrante, o suspeito foi autuado por falsa identidade, já que não houve representação formal por parte das vítimas, o que é necessário para caracterizar o crime de estelionato.
As investigações continuam para identificar vítimas, rastrear o dinheiro desviado e apurar a participação de possíveis comparsas.