Cidades da Baixada Santista aguardam envio da vacina contra VSR

Por Anna Clara Morais em 21/09/2025 às 13:00

Carlos Nogueira/Arquivo Prefeitura de Santos
Carlos Nogueira/Arquivo Prefeitura de Santos

O Ministério da Saúde assinou uma parceria para que o imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR) seja produzido e distribuído em todo o Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na Baixada Santista, os municípios ainda aguardam o envio da vacina contra o VSR e as orientações do Estado. 

Para o pneumologista Leonardo Petraglia, a distribuição é de extrema importância, já que trata-se de uma medida eficaz para prevenir a bronquiolite e, consequentemente, pode evitar até 28 mil internações por ano, salvando diversas vidas. 

O VSR causa sintomas semelhantes ao de um resfriado, acometendo as vias aéreas superiores e inferiores, causando coriza, espirros, dor de garganta, tosse leve e até febre. No entanto, de acordo com o médico, o quadro pode ser agravado para pacientes com comorbidades.

“Pessoas com comorbidades cardíacas ou pulmonares, podem ter consequências mais devastadoras, sendo responsável por cerca de 10% das exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPC)”.

Ainda segundo Petraglia, a vacina, que será disponibilizada no SUS, é indicada para as gestantes, para a prevenção de bronquiolite nos recém-nascidos, já que é uma das principais causas de internações para os pequenos.

Vacina contra o VSR na Baixada Santista

Santos 

A Secretaria de Saúde de Santos informa que, neste momento, aguarda o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde e também a nota técnica desta vacinação com as diretrizes para efetuar a capacitação das equipes que atuam nas salas de vacina do município.

São Vicente 

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que aguarda orientações do Estado para poder dar início à aplicação da vacina contra o Vírus Sindical Respiratório (VSR).

Praia Grande

O Município aguarda o envio de doses por parte do Ministério da Saúde.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que ainda não foi notificada sobre a data de chegada dos imunizantes ao Município, nem sobre quais grupos prioritários serão contemplados na vacinação.

Cubatão

A Secretaria de Saúde de Cubatão aguarda a publicação das diretrizes e Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações específicas para a definição das estratégias de organização do SUS para a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)em nosso município, incluindo o público-alvo. Conforme informações preliminares, há previsão de que a vacina esteja disponível na rede pública a partir da segunda quinzena de novembro de 2025. Assim que novas informações forem publicadas oficialmente pelo Ministério da Saúde, e tivermos a orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, divulgaremos as diretrizes municipais com todos os detalhes.

Mongaguá

A Prefeitura de Mongaguá informa que, até o momento, o Ministério da Saúde ainda não iniciou a distribuição da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos municípios, tampouco foi publicado o documento técnico que regulamentará o uso do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).

Enquanto o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santos, não oficializar a orientação aos municípios, não é possível confirmar prazos, locais de aplicação ou grupos prioritários.

Assim que houver definição oficial, a Prefeitura divulgará amplamente as informações à população.

Itanhaém

A Secretaria de Saúde informa que, até o momento, ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial nem orientações técnicas sobre a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e segue no aguardo de posicionamento do Ministério da Saúde quanto à previsão para o início da distribuição.

Bertioga

Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, o município não recebeu informações de quando as vacinas chegarão.

Peruíbe

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ainda não teve nenhuma comunicação referente a disponibilização da vacina para o nosso município.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.