Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Charles do Bronxs busca retomar cinturão em duelo contra Topuria no UFC: “O campeão tem nome”

Por Santa Portal em 28/06/2025 às 12:08

Reprodução/UFC
Reprodução/UFC

Charles do Bronxs está pronto para retomar o topo da categoria peso-leve (até 70,3 kg) do UFC. O guarujaense enfrenta neste sábado (28) o espanhol-georgiano Ilia Topuria na luta principal do UFC 317, em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a Semana Internacional da Luta. O cinturão está vago após com a mudança de categoria de Islam Makhachev, campeão dos leves e último algoz de Charles.

O lutador de 35 anos garantiu que está preparado para sair vitorioso – independentemente do cenário que a luta apresentar. “Com certeza, meu braço vai ser levantado amanhã. Tô pronto, não importa se é primeiro, segundo, terceiro round ou decisão – o que acho que nem vai acontecer. Mas, de verdade, estou muito pronto”, afirmou o ex-campeão em entrevista à Ag Fight.

A pesagem oficial foi cumprida com sucesso pelos dois atletas na sexta-feira (27), seguida de uma encarada respeitosa, embora marcada por provocações pontuais de Topuria. Nos bastidores, no entanto, Charles relatou que o clima foi diferente, repleto de respeito mútuo, como no encontro entre os dois em uma sauna.

“Na realidade, sendo bem verdadeiro, é simplesmente venda, né? Demorei pra aprender isso. Os caras falam alguma coisa e eu ficava chateado, mas hoje entendo que é marketing. Lá na sauna, falei: ‘Não me importo de forma nenhuma de fazer sauna com você’. Ele respondeu que também não. Um respeito mútuo tanto dele, da equipe, quanto da nossa parte”, revelou.

O confronto marca o retorno de Charles à disputa pelo cinturão após perder o título em outubro de 2022, quando foi finalizado por Makhachev. Desde então, o brasileiro venceu duas lutas e perdeu outra. Além disso, viu o cenário mudar com a ascensão de Topuria, ex-campeão do peso pena, que abdicou do título para subir para os leves, e a movimentação do russo para subir de categoria.

Apesar de ser considerado azarão, o brasileiro está confiante. “O campeão tem nome. Eu vou campeão, não tem como não ser. Esse cinturão, com certeza, volta pro Brasil”, disse.

O duelo

Charles chega ao UFC 317 como recordista absoluto da organização em finalizações (16), vitórias por via rápida (20) e bônus de performance (20). Além do jiu-jitsu afiado, o brasileiro vem mostrando grande evolução na trocação — o que pode ser decisivo contra o perigoso Ilia Topuria, invicto com 16 vitórias no cartel.

O espanhol-georgiano é conhecido pelo poder de nocaute (cinco no UFC) e sua mão pesada, mas também tem base sólida no grappling, com sete finalizações no início da carreira. A diferença de envergadura (1,90m de Charles contra 1,75m de Topuria) pode ser um trunfo importante para o brasileiro.

O UFC 317 tem início às 20h (de Brasília) na T-Mobile Arena, em Las Vegas, com o card principal começando às 23h. O evento está recheado de brasileiros e conta com Alexandre Pantoja defendendo o cinturão dos moscas na luta co-principal da noite.

loading...