Morre publicitário Sergio Reis, secretário de Mário Covas, aos 87
Por Folha Press em 15/06/2026 às 15:55
Morreu no sábado (12) em Curitiba o publicitário Sergio Silbel Soares Reis, aos 87 anos. Ele foi um dos criadores da campanha “o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa”, uma das mais famosas dos anos 1990, vinculada ao Banco Mercantil e Industrial do Paraná.
Em 1976, a agência Umuarama, criada por ele na diretoria de marketing do Bamerindus, ganhou o Leão de Ouro de Cannes, maior prêmio publicitário do mundo. Faz parte do hall da fama da Academia Brasileira de Marketing.
O publicitário também prestou consultoria a políticos. Durante o primeiro mandato de Mário Covas (PSDB) no Governo de São Paulo, de 1994 a 1998, Reis ocupou a Secretaria de Comunicação. Deixou a pasta no fim de 1998, para coordenar a campanha do tucano à releição.
Nascido no Rio de Janeiro, Reis morou no Paraná de 1969 até a data da morte. Nas redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), homenageou o publicitário. “Sérgio escolheu o Paraná para viver, trabalhar e deixar seu legado. E esse legado seguirá presente na memória de todos que acreditam na força das boas ideias, da comunicação e do amor por esta terra”, publicou.
No ano passado, Sergio Reis declarou carinho ao estado onde viveu durante homenagem feita a ele pela seção paranaense Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. “Não tenham vergonha de dizer que o Paraná é lindo”, disse aos presentes no evento.
A coleção de propagandas conduzidas por ele no Banco Mercantil e Industrial do Paraná foi doada ao MIS (Museu da Imagem e do Som) do estado. O museu publicou nota lamentando a morte e agradecendo ao publicitário.
Fazia parte do Conselho Deliberativo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A instituição, em nota de pesar, descreveu-o como uma lenda do marketing e um colecionador de admiradores e de amigos.