Obra no Gonzaga é parcialmente embargada após terceira cratera se abrir no local
Por Santa Portal em 26/04/2025 às 17:00

A Prefeitura de Santos embargou parcialmente, nesta sexta-feira (25), a obra localizada na esquina das ruas Carlos Afonseca e Dr. Galeão Carvalhal, no bairro Gonzaga. A decisão foi tomada após a abertura de uma nova cratera no local, causada pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no último sábado (19). É a terceira vez que o solo cede no mesmo ponto em pouco mais de um ano.
A medida foi determinada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), que exigiu, em caráter emergencial, a execução de serviços para garantir a estanqueidade e a segurança do canteiro.
Por ora, a Construtora Patriani, responsável pela construção do edifício Vitra Gonzaga, poderá seguir apenas com os trabalhos no subsolo, como execução de cortinas, amarrações e lajes. Todas as demais atividades seguem suspensas até que um laudo técnico comprove a estabilidade do terreno e a segurança do entorno.
Em nota enviada ao Santa Portal, a construtora afirmou que sua equipe de engenharia está analisando o caso e deve apresentar em breve os devidos esclarecimentos sobre o embargo. Com entrega prevista para março de 2026, o Vitra Gonzaga já enfrentou problemas semelhantes em 24 de janeiro de 2024, 18 de fevereiro e, mais recentemente, em 19 de abril deste ano.
A empresa também destacou que a área afetada possui uma rede de drenagem antiga, que vem sofrendo com o volume intenso de chuvas. “Não apenas a nossa obra, mas todo o entorno tem sido impactado”, diz o comunicado.