Mongaguá e Sabesp vão fiscalizar redes de esgoto; multa será mantida
Por Santa Portal em 02/12/2025 às 16:00
A Prefeitura de Mongaguá e a Sabesp estabeleceram, em reunião, uma parceria para a supervisão e fiscalização conjunta das redes de esgoto da cidade. No entanto, as multas diárias aplicada pela administração à Sabesp continuam tramitando.
O objetivo da parceria é buscar soluções conjuntas para os problemas dos últimos dias de transbordamento de poços de visita e da mancha escura na Praia do Vera Cruz, oriunda do canal 2, onde fica a estação de tratamento.
De acordo com a Prefeitura, a deliberação está calcada também pelo plano de investimentos da empresa, que prevê obras de ampliação da infraestrutura, e pela Operação Verão 2025/2026, que estima o aporte operacional de mão de obra e maquinário nos próximos meses. Em paralelo, a Prefeitura reforçou as equipes de fiscalização ambiental e de posturas. A ideia, em linhas gerais, é unir esforços e promover os avanços pertinentes.
O encontro definiu ainda que serão elencadas prioridades de investimento pela empresa, organizado um cronograma de ações conjuntas a curto, médio e longo prazos, principalmente com relação às ligações clandestinas, além de sinalizadas as soluções paliativas e definitivas para os pontos críticos relacionados a poços de visita e a desníveis de solo por intervenções da Sabesp, sobretudo na Avenida Monteiro Lobato.
Multas
As multas diárias pela responsabilização do aparecimento da mancha escura no mar e pelo transbordamento de PVs continuam tramitando. Oficialmente, a empresa se manifestou a respeito. Com isso, a resolução desta questão ficará a cargo das esferas jurídicas.