Sabesp garante primeiro verão com saneamento de qualidade para 90 mil moradores da região

Por Santa Portal em 07/11/2025 às 11:00

Divulgação
Divulgação

A Sabesp apresentou, na tarde desta quinta-feira (6), todo o planejamento realizado para que os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto atendam moradores e turistas que frequentam as praias da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. O workshop ocorreu na sede da companhia, no Centro de Santos.

Além das principais ações e obras voltadas à antecipação da universalização do saneamento para 2029 e as tecnologias que estão sendo implantadas na operação de rotina, o destaque foi para o trabalho que, segundo a Sabesp, vem transformando a realidade de milhares de paulistas ao levar a infraestrutura dos sistemas da companhia para regularizar os serviços em áreas consideradas informais.

De janeiro de 2024 a setembro de 2025, a Sabesp trabalhou para instalar novas tubulações entre outros equipamentos que deve permitir com que 91,8 mil moradores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira passem pela próxima temporada de verão com mais saúde e qualidade de vida, com um ambiente mais preservado. Foram, respectivamente, 86,3 mil e 5,5 mil pessoas em cada região.

Com a ampliação da cobertura das redes de abastecimento, 34 mil residências regularizaram as ligações de água em todo o litoral sul de São Paulo: 32 mil na Baixada Santista e 2 mil no Vale do Ribeira. E 30,6 mil residências receberam novas ligações de esgoto, entre 27,5 mil na Baixada Santista e 3,1 no Vale do Ribeira.

“São inúmeros os benefícios alcançados com a universalização do saneamento, mas especificamente nestas áreas os reflexos positivos são percebidos com a melhoria da qualidade dos córregos, rios e praias, mas também na melhoria da distribuição de água aos bairros em que se encontram, pois os serviços de regularização das ligações garantem tubulações em melhores condições e por isso oferecem mais água e com mais qualidade”, explica João Paulo Tavares Papa, Relações Governamentais da Sabesp.

A companhia afirma que vem se empenhando neste trabalho com a contratação de equipes para acelerar o ritmo das instalações das redes de água e esgoto, encontrando alternativas técnicas adequadas para os desafios existentes nestas comunidades onde a empresa era proibida de instalar infraestrutura.

Com a consolidação das diretrizes instituídas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico, a Sabesp pôde atuar em comunidades ainda não regularizadas formalmente, desde que não sejam em locais de proteção ambiental. Para isso, precisa de autorização do município.

Por fim, a Sabesp aponta que o trabalho realizado nos últimos meses em Guarujá contribuiu para minimizar os reflexos da severa estiagem registrada este ano. Em agosto, a companhia conectou cerca de 800 residências na comunidade Marezinha, localizada no distrito de Vicente de Carvalho, ao sistema de distribuição de água da cidade, eliminando as ligações não oficiais, improvisadas e que por isso frequentemente eram geradoras de perdas e falhas no sistema.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.