Tombo de Polenta, tradição centenária, é destaque na abertura da ExpoGaúcha nesta sexta
Por Santa Portal em 16/07/2025 às 20:00

O Tombo de Polenta, uma tradição centenária trazida pelos imigrantes italianos para o Sul do Brasil, será uma atração inédita e gratuita na abertura da 9ª edição ExpoGaúcha nesta sexta-feira (18), às 20h. O evento começa a partir das 18h, no Santos Convention Center, na Ponta da Praia. A iguaria gaúcha poderá ser conferida também sábado (19), das 13h30 e 21h, e no domingo (20), a partir das 13h30. A programação segue até o dia 27 de julho.
Além do espetáculo visual e gastronômico da polenta gigante sendo virada ao vivo, a feira reúne o melhor da cultura, culinária, moda e artesanato típicos da Região Sul, em um ambiente festivo para toda a família. O público poderá degustar vinhos artesanais e exclusivos, acompanhados de queijos coloniais, queijos trufados, mozzarellas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, e a clássica costela assada no fogo de chão.
Fora isso, o evento também trará a tradicional e deliciosa costela de chão, carro chefe da gastronomia da ExpoGaúcha, e cucas produzidas por descendentes alemães há mais de 10 anos. Todos os produtos vêm diretamente da Serra Gaúcha, preservando a autenticidade e os sabores da região.
Entre as atrações culturais, o destaque vai para o grupo italiano Gioco di Mora, com danças e músicas que exaltam o povo gaúcho, e o grupo folclórico Herdeiros Farroupilha, que se apresenta com danças tradicionais como fandango e o xote, trazendo o ritmo e a alegria do Sul ao palco.
A feira também é um convite para quem aprecia a moda tradicional gaúcha. Jaquetas, botas, bolsas e acessórios de couro legítimo estarão à venda durante a programação.
Os ingressos podem ser adquiridos no local do evento durante todos os dias da feira com valor promocional de R$10 (meia-entrada válida para todos os visitantes). Crianças até 10 anos não pagam.
Serviço:
Data: 18 a 27 de julho
Local: Santos Convention Center
Endereço: Praça Almirante Gago Coutinho, 29 – Ponta da Praia, Santos
Entrada: R$10 (preço promocional, meia-entrada para todos os visitantes)
*Crianças até 10 anos não pagam