Surfista Alejo Muniz se aposentará ao final de 2026
Por Folha Press em 09/02/2026 às 16:23
O surfista brasileiro Alejo Muniz, 35, anunciou nesta segunda-feira (09) que se aposentará do surfe competitivo profissional no final da temporada 2026.
“Minha marca não foi baseada apenas em resultados ou performance, mas em disciplina, comprometimento e profissionalismo. Esse é o exemplo que eu gostaria de deixar, inclusive para o meu filho: nunca desistir, ser profissional e manter a disciplina.”
Alejo disputará a “primeira divisão” do surfe mundial e quer viver intensamente sua despedida: “Quero aproveitar meu último ano no CT da melhor forma possível, ser o mais profissional que eu puder”, afirmou.
O surfista também revelou alguns planos para o futuro: “quero viajar em surf trips, ir a lugares onde nunca consegui competir e, talvez, passar tudo o que aprendi para a próxima geração. Eu sei o quanto é importante ter alguém ao lado do atleta”, contou.
Alejo nasceu na Argentina, mas resolveu defender o Brasil e ajudou Gabriel Medina a levar o primeiro título mundial. Em 2014, Muniz foi o responsável por eliminar Kelly Slater e Mick Fanning na etapa de Pipeline, no Havaí, e deixar o caminho livre para o compatriota.
Alejo Muniz estreou no CT em 2011, ficou entre os melhores do mundo por cinco ano e perdeu espaço após sequência de lesões. O brasileiro perdeu a vaga na elite em 2017, passou por cirurgias nos dois joelhos e só recuperou espaço no ano passado.