Santos contabiliza estragos após ressaca causar destruição na orla; reconstrução pode durar um mês

Por Santa Portal em 30/07/2025 às 15:00

Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos

A forte ressaca que atingiu a região durante a terça-feira (29) e a madrugada desta quarta (30) causou queda de muretas e aberturas de crateras na calçadas, dentre outros transtornos, em Santos, no litoral de São Paulo. As obras para recuperação total da região da orla devem durar um mês.

Segundo informações da Prefeitura, equipes e maquinários pesados foram mobilizados para limpeza da orla desde as primeiras horas do dia. A Administração Municipal destaca que os maiores prejuízos foram registrados entre os canais 4 e 6. A força da maré provocou queda de muretas, abatimentos em calçadas, tombamento de lixeiras e bancos públicos.

De acordo com a Prefeitura, a previsão é que os trabalhos completos de recuperação durem cerca de um mês.

As frentes de zeladoria estão concentradas nos canais 4 e 5, além da região da Ponta da Praia. A operação de limpeza urbana realizada em diferentes regiões da Cidade conta com força-tarefa composta por 16 fiscais, 192 ajudantes, 16 caminhões basculantes e uma pá carregadeira. Além desses 208 funcionários da Terra Santos, cerca de 120 profissionais da Sepref estão na força-tarefa.

Os trabalhos seguem para normalizar a situação, que deixou um rastro de areia, entulho e vegetação arrancada em trechos da praia e do calçadão.

A Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e a Terra Santos iniciaram o reparo emergencial com tratores, pás mecânicas e caminhões para remover o material acumulado e liberar a faixa de areia e vias afetadas. A operação deve continuar até que todo o trecho impactado esteja seguro para pedestres e veículos.

A CET-Santos atua com 60 agentes, além de chefias, em operação nos desvios e rotas alternativas na manhã desta quarta-feira (30). Com o recuo da água do mar, o desvio dos veículos e linhas de ônibus que vinha sendo feito na Avenida Ana Costa (sentido José Menino/Ponta da Praia) passou a ser feito na Rua Oswaldo Cruz. O retorno da pista, neste sentido, está liberado após o Aquário Municipal.

A rota alternativa é a Avenida Epitácio Pessoa ou seguir até a Avenida Francisco Glicério e Avenida Afonso Pena com destino à Ponta da Praia.

A Defesa Civil de Santos está apurando estragos nas estruturas da Orla (muretas, calçadas, bancos e demais equipamentos urbanos). Foram identificados danos nas calçadas na altura da Rua Oswaldo Cochrane (Embaré), na Avenida Bartholomeu de Gusmão próximo ao número 57, em frente ao número 74 (Aparecida), na altura da Fonte do Sapo, Centro Paula Souza e Rua Januário dos Santos. O Deck do Pescador também teve danos superficiais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.