Projeto retira fiação inativa de 39 postes do Centro de Santos
Por Santa Portal em 06/07/2025 às 13:00
O Projeto de Reordenamento de Cabos começou na última terça-feira (1º) com a remoção de fiação inativa ou rompida de 39 postes da Rua João Pessoa, no Centro Histórico de Santos. A ação é promovida pela CPFL em parceria com a Prefeitura.
Vivo e Algar foram as primeiras empresas de telecomunicações a participar do programa, que prosseguirá até 5 de agosto e envolverá os 164 postes da via até a Praça dos Andradas, onde há 1,7km de rede aérea.
De acordo com a Prefeitura, outras dez empresas compareceram ao local na terça para vistoriar as condições das redes sob sua responsabilidade, mas não removeram os cabos devido à chuva ou pelo fato de estarem em situação regular.
“Têm até a próxima semana para remover os cabos desse primeiro trecho da João Pessoa”, disse o técnico da CPFL responsável pelo projeto, Gustavo Garcia Campos. Vencido o prazo de dez dias da notificação expedida, os técnicos da CPFL retirarão a fiação irregular que ainda estiver no local.
Em Santos, são 38 empresas em atuação. Os trabalhos de remoção do chamado ‘ativo indevido’ da João Pessoa prosseguirão no próximo dia 8 (terça-feira), no trecho entre a Constituição e a Senador Feijó (31 postes), e, dia 15, até a Itororó (20).
Com 22 postes, o espaço entre a Itororó e a Riachuelo recebe a equipe da CPFL e das empresas no dia 22. O trecho posterior, até a Praça dos Andradas, com 28 postes, será atendido em 29 de julho e, finalizando essa etapa do projeto, o segmento até a São Bento, onde existem 24 postos, está agendado para 5 de agosto.