Prefeitura de Santos divulga mapa da malha cicloviária nas principais vias da Cidade
Por #Santaportal em 11/06/2016 às 09:04

SANTOS – A prefeitura de Santos divulgou ontem (10) o mapa com informações sobre as ciclovias da cidade. Atualmente com um total de 47,6 km de ciclovias em uso, implantação ou reforma, a malha cicloviária está em 90% das principais vias da cidade.
No momento, estão em implantação seis novas pistas, avenidas Siqueira Campos (canal 4), Almirante Cochrane (canal 5), Jovino de Melo, Eleonor Roosevelt, Afonso Schmidt e na Rua Aprovada. A complementação da interligação da Nossa Senhora de Fátima com a Martins Fontes integra a segunda etapa de obras da entrada da Cidade.
A ciclovia da avenida N. Sra. de Fátima entrará na rua Itanhaém, no Chico de Paula, e seguirá por três quadras até a rua São Sebastião. Logo depois, fará o percurso de mais quatro quadras até alcançar a avenidaMartins Fontes, por conta do elevado que será construído na segunda etapa de remodelação viária da entrada da cidade.
Identificações e paraciclos
Assim como mapas de metrô, a malha cicloviária da Cidade será identificada por cores para facilitar o deslocamento pelas pistas. Foram criadas 17 rotas de cores diferentes para identificar as ciclovias. Serão instalados também 488 totens informativos e de identificação, com dados sobre distância percorrida, mapas das ciclovias, tempo estimado e locais de interesse.
O projeto tem o aval do Conselho de Orientação e Controle (COC) do Dade e está aguardando a liberação da verba. O convênio incluirá ainda a instalação de 113 conjuntos de paraciclos em 76 pontos por toda a cidade.
Os novos estudos estão em desenvolvimento para ampliação da malha cicloviária com inserção de vias cicláveis, ou seja, que permitem a implantação de ciclovias, ciclofaixas ou vias preferenciais para bicicletas, dependo do caso.
As análises estão sendo discutidas preliminarmente por meio do grupo técnico para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, com a participação de diversos setores da Prefeitura, e depois serão apresentadas e apreciadas na Comissão de Assuntos Cicloviários (CAC), com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta.
“Nos dias de hoje, quem mora no BNH e estuda em uma universidade na Av. Conselheiro Nébias precisa ir até a orla ou Av. Afonso Pena e depois voltar pelo canal 4 para chegar até a universidade. Isso dobra a distância entre origem e destino. Por meio de rotas alternativas em vias cicláveis esse percurso será bem menor”, explica o arquiteto Glaucus Farinello.