Prefeito de Praia Grande lamenta morte de Ruy Ferraz Fontes e decreta luto de três dias
Por Santa Portal em 16/09/2025 às 14:02
O prefeito Alberto Mourão (MDB) lamentou, nesta terça-feira (16), a morte de Ruy Ferraz Fontes, 63, secretário de Administração do município e ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, executado a tiros em uma emboscada na noite desta segunda-feira (15). A cidade está em luto oficial de três dias.
Mourão destacou a trajetória de Fontes na segurança pública e no governo municipal. “Estamos muito tristes com a morte do nosso secretário de Administração, o Ruy Ferraz, que foi delegado-geral do Estado de São Paulo. Trabalhou intensamente para que a polícia tivesse meios, condições e tecnologia disponíveis para poder, cada vez mais, fazer uma boa prestação de serviço à sociedade. Infelizmente, acabou sendo assassinado por pessoas que a gente desconhece a motivação”, disse.
O chefe do Executivo ressaltou que a Polícia Civil e o governo estadual já atuam para elucidar o caso. “É fundamental que se apurem esses fatos. A polícia já está colocando todo o efetivo. O governador ligou e disse que colocou toda a força-tarefa em cima para apurar com intensidade essa situação. E nos cabe, nesse momento, solidarizar a sua família, que está sofrendo muito com a morte”, completou.
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse que já foi identificado um suspeito do ataque. O corpo do ex-delegado-geral está sendo Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nesta terça-feira. O cortejo está previsto para as 15h.
O crime
Morto a tiros de fuzil em Praia Grande, o ex-delegado-geral de São Paulo Ruy Ferraz Fontes não chegou a se defender dos criminosos. A arma dele, segundo o registro de ocorrência do caso, uma pistola 9 milímetros, foi encontrada em uma bolsa junto com outros itens pessoais.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, tiros foram disparados antes do ataque fatal, que ocorreu no encontro entre a avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas e a rua 1º de Janeiro, após ele bater o carro em dois ônibus enquanto tentava escapar dos criminosos. O veículo foi atingido por 29 disparos.
Segundo agentes da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, vestígios de pólvora foram localizados próximo a Secretaria da Educação do município.
A perseguição ainda deixou duas pessoas feridas. Um homem e uma mulher deram entrada em hospitais da cidade com ferimentos causados por tiros. De acordo com o registro policial, eles disseram que estavam na frente da casa de familiares quando foram atingidos pelos disparos. O estado de saúde deles não foi informado.
Ao menos dois veículos foram usados no crime. Um Toytota Hilux, que aparece nas imagens transportando suspeitos com armas, foi encontrado pegando fogo a cerca de dois quilômetros do assassinato. Agentes da GCM encontraram um Jeep Renegade abandonado em outro ponto, também à mesma distância. Perto dele havia um carregador de fuzil e um de pistola e munição deflagrada.