Polícia Federal cumpre mandados da Operação Lesa Pátria em Santos
Por Santa Portal em 25/10/2023 às 11:00

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25), a décima nona fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília. Santos é uma das cidades-alvo das medidas judiciais.
Em Santos, o mandado foi contra o representante comercial Walter Parreira, que foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória de São Vicente.
Parreira é formado em História e Publicidade e fundador do grupo Trincheira Patriótica de Santos, que esteve a frente das grandes mobilizações na Baixada Santista.
O Santa Portal tentou contato com a defesa de Parreira, mas não teve retorno até a publicação da reportagem. O conteúdo será atualizado quando houver posicionamento.
Na ocasião do atentado, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Policiais federais cumprem medidas judiciais em relação a 12 investigados, sendo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. Além de Santos, as medidas estão sendo cumpridas em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).
De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos.