14/12/2016

Pinacoteca recebe mostra de gravuras do Itaú Cultural

Por #Santaportal em 14/12/2016 às 19:50

CULTURA – A mostra Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural sai pela primeira vez da sede do Instituto para serem apresentadas na Pinacoteca Benedicto Calixto de hoje (14) até o dia 5 de março de 2017.

A coleção conta com trabalhos de artistas conhecidos no mundo da pintura, como Edouard Manet, Eugène Delacroix, Francisco Goya, Henri de Toulouse-Lautrec e Rembrandt van Rijn, revelando um lado inusitado da sua produção artística.

A Pinacoteca vai exibir, ainda, obras de Martin Schongauer, um dos primeiros gravuristas de que se tem notícia. De sua autoria, a gravura Cristo Carregando Cruz, de 1475, é a mais antiga da exposição.

Outros destaques presentes são os artistas do século XIX Gustave Doré e as ilustrações que fez para o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e o caricaturista Honoré-Victorien Daumier. Deste último haverá seis imagens, sendo uma delas o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período. A imagem é exposta de forma perpendicular à parede em uma moldura de acrílico, de modo a estar visível também a parte de trás da folha do jornal, com notícias e anúncios.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.