Portuguesa Mota-Engil arremata concessão do túnel Santos-Guarujá com desconto de 0,5%

Por Santa Portal em 05/09/2025 às 17:01

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

A empresa portuguesa Mota-Engil arrematou, nesta sexta-feira (5), a concessão do túnel Santos-Guarujá, em leilão realizado na B3, sede da bolsa de valores de São Paulo, com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima, que é de R$ 438,3 milhões. O grupo superou a proposta da espanhola Acciona, que ofertou 0%.

Recentemente, a empresa, que tem participação da CCCC, gigante chinês de infraestrutura, assinou contrato com a Petrobras para a execução de serviços nos sistemas submarinos de plataformas offshore. O vice-presidente Manuel António da Fonseca Vasconcelos Mota definiu a participação no projeto como uma “honra”.

“Tivemos aqui um grande desafio, como se viu pelas ofertas bastante desiguais. É uma infraestrutura fundamental para São Paulo, para o Porto de Santos e para o Brasil. Tenho certeza de que vamos cumprir nossas obrigações e iniciar as obras o mais rápido possível”, afirmou.

A concessionária vencedora do leilão ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por um período de 30 anos. Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto contará com aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido igualmente entre o governo de São Paulo e o governo federal. O restante será financiado pela iniciativa privada.

Túnel

Idealizado desde o início do século 20, o projeto de ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos foi elaborado há 15 anos, durante a gestão do então governador de São Paulo, hoje vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). O projeto recebeu a primeira licença ambiental, o que permitiu a celeridade da atual retomada do processo.

O túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil e terá 1,5 quilômetro de extensão. Desse total, 870 metros serão imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário.

A obra contará com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma delas adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia, espaço para pedestres e galeria de serviços. O projeto já possui licença ambiental prévia da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), emitida em agosto de 2025.

Segundo o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), apresentado em julho de 2024, o túnel pretende solucionar um gargalo histórico de mobilidade entre os dois municípios.

Diferentemente dos túneis escavados em profundidade, como os de metrô, a obra será composta por módulos de concreto pré-moldados. Produzidos em uma doca seca, eles serão flutuados até o local e, em seguida, submersos e camadas de lastro.

Modos de travessia

Atualmente, existem dois principais modos de travessia: o trajeto de 43 km pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, utilizado por veículos comerciais, com tempo médio de 60 minutos; e o sistema de balsas e barcas, usado por pedestres, ciclistas e veículos leves, com tempos de travessia que variam de 18 a 60 minutos, dependendo das condições operacionais do porto.

Segundo o governo paulista, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias, destinadas apenas a pedestres) ou as balsas. Com o túnel, o tempo de travessia deve cair para cerca de dois minutos.

A construção deve desafogar o atual sistema de travessias, aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos, que enfrenta congestionamentos frequentes.

Para o meio ambiente, a implantação da ligação será decisiva, com a redução de 70 mil toneladas de CO₂ por ano, ao encurtar o percurso de 45 km (5 mil caminhões/dia) para apenas 960 metros.

Porto de Santos

O Porto de Santos também ganhará em competitividade, com o aumento da segurança da navegação, que não terá mais o cruzamento dos cargueiros com as balsas de ligação urbana. A expansão das operações portuárias será beneficiada, com acréscimo de áreas na margem esquerda.

De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), além de outras melhorias diretas à população e à economia nacional, a construção do túnel chega em um momento estratégico, com a implantação do maior terminal de contêineres do complexo, o Tecon Santos 10, com capacidade de 3,5 milhões de TEUs, que colocará Santos entre os 20 maiores portos do mundo.

A APS atua como interveniente e articuladora da comunidade local, aprovando previamente e mitigando impactos regionais e operacionais.

Empregos

Para o governo federal, o túnel deve “transformar a mobilidade urbana, estimular a economia local e melhorar diretamente a qualidade de vida das mais de 720 mil pessoas que vivem nessas duas cidades”. O governo também destaca que a obra tem potencial de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos, tanto na fase de construção quanto na operação do túnel.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.