Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.

Adolescente morre de leptospirose em Praia Grande

Por Santa Portal em 28/11/2023 às 16:06

Divulgação/Beneficência Portuguesa
Divulgação/Beneficência Portuguesa

Um adolescente, de 15 anos, morreu na última segunda-feira (20), ao contrair leptospirose, em Praia Grande. Nikolas Dreger deu entrada no PS Central na quinta-feira (16) e depois foi levado para o Hospital Beneficência Portuguesa, em Santos. Após três dias internado, faleceu devido às complicações da doença. A vigilância Sanitária confirmou a causa da morte pela doença.

O jovem estudava no colégio Estadual Sylvia de Mello, na Vila Antártica, e existe a suspeita de que tenha contraído a doença na escola, onde outros quatro alunos apresentaram os mesmos sintomas. 

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Praia Grande informou que o paciente passou por atendimento no dia 16 de novembro com quadro de mialgia, febre, cefaléia e astenia. Foi avaliado e feito a hipótese diagnóstica de leptospirose. Porém, a mãe levou o paciente para o hospital do plano de saúde, não permanecendo na unidade.

Ainda de acordo com a administração municipal, além do caso de Nikolas, outros casos seguem sob investigação. Ambos os pacientes estão estáveis e em casa. 

A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) foram até a escola e realizaram duas vistorias nos últimos dias. Um documento com apontamentos está sendo finalizado e deverá ser enviado para a Diretoria de Ensino de São Vicente, por tratar-se de uma escola estadual. 

A Divisão de Saúde Ambiental está desenvolvendo ações de bloqueio nas ruas onde o adolescente morava e na escola.

Em nota a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lamentou o ocorrido e se solidariza com a família da vítima. Ainda que a última desratização realizada no local tenha validade até o próximo dia 19 de dezembro, a unidade agendou para sábado (2) serviços de limpeza de caixa d’água e troca de filtros, além de nova desratização.

A escola também contratou o Instituto Adolfo Lutz para emissão de um laudo microbiológico detalhado, com visita prevista para este sábado. A unidade recebeu a visita da Vigilância em Saúde de Praia Grande no dia 23 e mantém contato com o órgão para novas visitas, se necessário.

A Diretoria de Ensino de São Vicente e a unidade escolar estão à disposição dos responsáveis para esclarecimentos.

loading...