Especialistas avaliam urgência do Tecon 10 e soluções para expansão portuária
Por Rodrigo Cirilo em 28/08/2025 às 19:50
Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, destacou a importância do projeto Tecon 10 para a ampliação da infraestrutura portuária, ressaltando, no entanto, que ele “não é a solução final, mas é urgente” para enfrentar os desafios de capacidade. O tema foi debatido durante o IX Congresso de Direito Marítimo e Portuário, realizado no Hotel Sheraton em Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (28).
A roda de conversa, moderada por Casemiro Tércio Carvalho, diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, teve como tema central a expansão da capacidade dos portos brasileiros por meio de investimentos privados, com ênfase nos desafios concorrenciais das licitações de arrendamentos.
O Tecon 10 substituirá o atual terminal Ecoporto, e tem como objetivo aumentar em 50% a capacidade de movimentação de contêineres no porto, com um investimento de aproximadamente R$ 5,6 bilhões. O megaterminal visa a eficiência logística e a diminuição de prejuízos ao Porto de Santos.
Heron enfatizou que, embora o Tecon 10 seja um passo crucial para aumentar a capacidade do Porto de Santos, ele não resolve todos os problemas estruturais. De acordo com executivo, a falta de capacidade de armazenagem é um dos maiores desafios, e a situação financeira do setor é preocupante.
“A carga carece de capacidade. No ano passado, perdemos R$ 50 milhões devido a gargalos na armazenagem. Até junho deste ano, o prejuízo já havia aumentado para cerca de R$ 80 milhões, com mil contêineres parados”, afirmou.
Além do Tecon 10, Heron ressaltou que outras melhorias são essenciais, como a ampliação da infraestrutura de acesso ao porto e a construção de uma terceira linha de pista. “Se não resolvermos esses problemas, a carga deixará de passar por Santos”, alertou o executivo, enfatizando ainda que a falta de capacidade está afetando diretamente as exportações, especialmente no setor cafeeiro.
Danilo Veras, head of Public Affairs Latam na A.P. Moller – Maersk, também participou do debate, destacando a importância do Tecon 10, mas chamando atenção para os equívocos que foram cometidos na forma como a discussão sobre o terminal foi colocada. “Não podemos tratar empresas que adotam a verticalização como ineficientes. A verdadeira questão é como enfrentar os gargalos logísticos de forma eficaz”, afirmou.
Veras argumentou que a expansão da capacidade portuária no Brasil deve ser vista de forma estratégica, com foco em melhorias no processo logístico como um todo. “A verticalização não é o problema. O desafio real é a capacidade de investimento e a agilidade na implementação de soluções”, concluiu.
Ambiente regulatório
Com a participação do advogado Luiz Augusto Hoffmann, o painel também abordou a importância de um ambiente regulatório mais eficiente para atrair investimentos a longo prazo, o que é essencial para a ampliação da infraestrutura portuária. Werner Braun Rizk, secretário-geral da ABDM, destacou que a falta de dados completos e acessíveis dificulta o trabalho dos órgãos regulatórios, como o Cade e a Antaq.
“Sem informações adequadas, é impossível criar políticas públicas eficientes para o setor portuário”, afirmou Rizk, sobre a necessidade de um sistema mais transparente e eficiente para suportar o crescimento do mercado.
Além disso, os participantes discutiram a importância de uma maior integração entre terminais e operadores logísticos, como forma de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.
Por fim, Mário Povia, presidente executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), ressaltou que, para que o Brasil consiga se manter competitivo, é essencial que o setor privado e o público trabalhem em parceria, criando um ambiente estável para os investidores.
IX Congresso de Direito Marítimo e Portuário – ABDM
O IX Congresso de Direito Marítimo e Portuário – ABDM é uma realização da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM – Seccional de São Paulo), Sistema Santa Cecília de Comunicação e Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento tem patrocínio da Brasil Terminal Portuário, Centro Nave, Santos Brasil, Sopesp, Eldorado Brasil, Praticagem de São Paulo, Marimex, Ecoporto Santos, Ciesp Fiesp, Terminal Concais, DP World, Fenamar, Associação Brasileira dos Terminais e Contêineres, ATP Portos Privados, ABTP, Abtra, Fenop e Autoridade Portuária de Santos (APS).
Apoio: Sammarco Advogados, Escritório Jurídico Carbone, Cris Wadner, Kincaid | Mendes Vianna Advogados, Salomão Advogados, LP LAW | Lopes Pinto, Pedro Calmon Filho & Associados, Proinde, Revoredo Advocacia, Mattos Filho e Reis Braun Regueira Advogados.